Festa da Assunção de Maria tem início nesta sexta-feira, 05, em São João del-Rei

No dia 15 de agosto, a igreja celebra a festa da Assunção de Maria ao céu em corpo e alma, uma verdade definida como dogma de fé. Em São João del-Rei a tradicional novena em honra à Nossa Senhora da Boa Morte tem início nesta sexta-feira, 05, e se estende até o dia 13, antecedendo o ápice das celebrações que serão realizadas nos dias 14 e 15 de agosto.

A devoção ao título da Virgem Maria vem sendo propagada na região desde o ano de 1735, com a criação da Venerável Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte na cidade. Desde então celebra-se o trânsito e a Assunção da Virgem em tradição que segue até hoje.

Frei Jacir de Freitas Faria publicou em 2021 o livro “O medo do Inferno e a Arte de bem morrer”, abordando a devoção apócrifa da “Dormição” de Maria e às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte. Com a proximidade da festa e a importância dela para a vida do cristão católico, qual ensinamento Maria quer nos mostrar?

Em São João del-Rei as celebrações, neste ano, vão abordar o tema a Carta Encíclica Redemptoris Mater de João Paulo II, que introduz Maria no mistério de Cristo. Publicada em 25 de março de 1987, por ocasião do Ano Mariano (1987-1988), ela tem como subtítulo “Sobre a Bem-aventurada Virgem Maria na Vida da Igreja que está a Caminho” e trata de várias questões relacionadas ao papel da Virgem Maria e o porquê a Mãe do Redentor tem um lugar bem preciso no plano da salvação.

A programação conta com celebrações de missas, novenários, vigília e procissões.

Confira a programação:

 

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).