Começa hoje, dia 23, o novenário em honra a Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da cidade de Resende Costa. A festa, que tem como tema “Em Maria, mulher leiga, santa, Mãe de Deus, os leigos e leigas encontram a figura da igreja”, tem o seu ápice no dia 1º de setembro. Na programação, celebrações de missa, confissões e procissão.
Segundo a tradição, a devoção ao título de Nossa Senhora da Penha de França surgiu por volta de 1434, quando o peregrino francês Simão Vela sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de escarpada montanha, em razão de uma guerra entre cristãos e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas. Na visão, a imagem aparecida cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la.
Simão Vela, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra. Escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.
Construiu uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha de França, e mais tarde ali foi construído um santuário no topo da Penha de França, no município de El Cabaco (Salamanca, Espanha).