Forania do Pilar promove encontro de formação para catequistas

Na tarde do último sábado, 27, a Forania Nossa Senhora do Pilar realizou sua formação anual para os catequistas. O evento aconteceu na Paróquia de Santo Antônio e da Bem-Aventurada Nhá Chica, no Distrito do Rio das Mortes e teve como tema “Catequese inclusiva: neurodivergências e transtornos comuns no século XXI” e lema “Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros”, retirado do Evangelho de São João 15,17.

O evento contou com a assessora da Karine Chiericato, Psicanalista clínica e Organizacinal, com formação em Ciência da Religião, Teologia Pastoral e Catequese. “A exposição dos transtornos se deu de forma dinâmica à luz da Pedagogia de Jesus que tem como centro o amor. Este deve ser vivido na Catequese observando a individualidade de cada catequizando, conhecendo-o, aproximando-se dele e escutando suas necessidades. Ser catequista não é apenas apresentar Jesus. É vivenciar e experimentar o amor Dele junto com as crianças e adolescentes. Por isso no encontro convidamos os catequistas a participar de oficinas de arte a partir de leituras bíblicas experimentando a Palavra de Deus de forma lúdica convidando-os a serem crianças”, pontua Chiericato que é Catequista na Paróquia Sant’Ana, na cidade de Barroso e já atuou como colaboradora nas Formações de leigos na cidade de Pará de Minas, Diocese de Divinópolis, entre os anos de 2014 e 2022.

Pelas redes sociais, Leticia Costa reforçou o aproveitamento. “Encontro maravilhoso, abençoado e de grandes aprendizados”. O mesmo destacou o padre anfitrião, Padre Elissandro Carvalho. “Foi um momento muito rico e proveitoso”.