Foranias realizam atividades em celebração ao Mês Missionário Extraordinário

O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.

Na Diocese de São João del-Rei as celebrações serão realizadas a nível de forania, como a de Nossa Senhora do Pilar que início na terça-feira, 01º, missa e procissão em homenagem a Santa Teresinha, Padroeira das Missões.

A celebração aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo e reuniu representantes das paróquias do Pilar, São José do Tijuco, São Francisco de Assis, Sr. Bom Jesus do Monte, Santo Antônio e Beata Nhá Chica, São Sebastião da Vitória, São Miguel do Cajuru e Nossa Senhora da Conceição de Conceição da Barra de Minas.

Na Forania Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, a celebração foi marcada pelo envio de 190 missionários leigos da paróquia para visitar às casas e famílias da cidade de Andrelândia.

Durante todo o mês haverá uma atividade especial para as paróquias pertencentes à forania. Os padres se farão missionários, concentrando em uma determinada paróquia para atendimento de confissões, unções dos enfermos, visitas e ao final do dia Cerimônia de envio dos Coordenadores para realizarem as visitas missionárias nas casas.

Quem também celebrou a chegada do Mês Missionário Extraordinário foi os seminaristas diocesanos em Juiz de Fora. Juntos e com a imagem de Santa teresinha, Padroeira das vocações, ao centro, eles realizaram as oração da Vésperas (liturgia das horas) de forma solene.

Já a Forania Nossa Senhora de Nazaré deu início as atividades na quarta-feira, dia 02, com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, reunindo todos os forâneos.

Durante a homilia, Dom José fez o convite a todos para serem grandes missionários em suas realidades cotidianas; as crianças na escola, com os colegas; os adultos na vida familiar, entre os vizinhos e os leigos engajados em suas pastorais convidando sempre mais irmãos para os terços, grupos de oração e para ingressar nos serviço dos inúmeros movimentos da Igreja que tem a primordial missão de levar o Cristo.

Fortalecidos pela Eucaristia e abençoados por Santa Teresinha, São Francisco de Salles e a réplica da Cruz Missionária abençoada pelo Papa Francisco, os fiéis presentes na celebração saíram com a frande tarefa de serem agentes missionários através do sinal da cruz traçado em comunidade sobre a fronte de todos.

A programação do Mês Missionário Extraordinário na Diocese segue até o último domingo do mês, dia 27, quando haverá a celebração de encerramento a nível diocesano. O evento será realizado no Santuário São João Bosco, em São João del-Rei.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).