A Irmandade de São Miguel e Almas celebra hoje, 26, a festa em honra aos Santos Arcanjos. Miguel, Gabriel e Rafael. A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”. Missa e procissão estão previstas na programação.
Segundo o pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Padre Geraldo Magela, a devoção dos católicos aos Santos Arcanjos é muito forte. “São Miguel representa força e proteção. São Gabriel a anunciação e São Rafael a cura. Por isso, várias pessoas devotam sua fé aos Anjos Arcanjos”, explica.
Às 19h haverá missa festiva na Catedral Basílica do Pilar. A celebração será em Ação de Graças pelos 300 anos da Venerável Irmandade e será presidida pelo bispo emérito de São João del-Rei, dom Waldemar Chaves de Araújo.
Após a missa haverá procissão com as imagens de São Miguel, São Gabriel e São Rafael. A programação encerrará no domingo, 2 de outubro, às 18h, com uma procissão com as imagens do Menino Jesus e Anjo da Guarda e a participação de crianças.
A Irmandade
A irmandade de São Miguel e Almas foi constituída por Dom Francisco de São Gerônimo, bispo do Rio de Janeiro, com aprovação real de Dom José I no dia 15 de fevereiro de 1767. Porém, já tinha sido fundada em 2 de junho de 1.716. Foi a terceira irmandade a se constituir em São João del-Rei. Seu objetivo ficou estabelecido como sendo o culto a São Miguel Arcanjo e a celebração de Santas Missas para os falecidos e almas do purgatório. Em 1755, também ficou encarregada de promover assistência religiosa aos detentos. A irmandade ainda, dentro das suas possibilidades, realizava atendimento médico aos carentes e aos escravos, bem como o sepultamento de escravos e indigentes.
Padre Geraldo parabeniza a celebração dos 300 anos da irmandade e destaca como é importante a presença desses grupos. “Elas trabalham os fiéis e são vidas dentro da Igreja, porque mantém a liturgia e a espiritualidade das pessoas”, finaliza o religioso.
Fonte Gazeta de São João del-Rei