Integrantes do Terço dos Homens participam de evento nacional em Aparecida/SP

Começa nesta sexta-feira, 14, a 12ª Romaria Nacional do Terço dos Homens ao Santuário de Aparecida. A expectativa é que o evento supere os 78 mil romeiros registrados ano passado. Da Diocese de São João del-Rei dezenas de ônibus devem neste fim de semana para participar da programação que termina no domingo, 16.

A Missa de abertura será hoje, às 20h, no Altar Central da Basílica Nova, seguida de procissão luminosa pela passarela que leva até a Basílica Velha, onde haverá um momento de adoração campal ao Santíssimo Sacramento. Os grupos ficarão reunidos em vigília de oração até 0h, quando terá início outra vigília por toda a noite na Capela do Santíssimo do Santuário Nacional.

No sábado, a programação começa com a Missa às 7h30 na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no lado externo da Basílica Nova, devido ao grande número de participantes. A partir das 13h, estão previstos os testemunhos de vivência de fé dos homens a partir da oração do Rosário. Essa é uma preparação para o Terço Solene, às 13h45. A tradicional Consagração à Nossa Senhora Aparecida, às 15h, encerra as atividades da tarde de sábado. À noite, a procissão luminosa seguida de um show.

No domingo, as atividades começam às 6h45 com um momento de formação, seguido da Missa de encerramento às 8h.

Além da oração, o encontro deste ano tem também um viés solidário, promovendo um gesto concreto. Os participantes são convidados a doar alimentos não perecíveis para as instituições de caridade auxiliadas pela arquidiocese de Aparecida. Ao todo, 15 obras sociais serão beneficiadas.

Sobre o Terço dos Homens

O Terço dos Homens é um movimento católico formado exclusivamente por homens que se dedicam à oração do Rosário. O movimento começou há alguns anos no Brasil e foi ganhando força com o passar do tempo, estando presente hoje em todos os estados brasileiros. De acordo com Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora/MG e Referencial para o Terço dos Homens, já são mais de um milhão e quinhentos mil homens rezando o terço.

Fonte: Canção Nova