Jubileu de Matosinhos tem início nesta quinta-feira, 05

Em uma cidade marcada por uma intensa religiosidade, mais um padroeiro será homenageado por uma multidão de fiéis. Entre os dias 05 e 15 de setembro, milhares de paroquianos e romeiros deverão passar pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para as celebrações do Jubileu 2019.

Desde 1774, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos proporciona aos fiéis momentos de fé e devoção. A festa, que acontecia simultaneamente ao Jubileu do Divino Espírito Santo, ganhou dedicação exclusiva com a instalação da Paróquia, em 1960.

Esculpida em cedro, no século XVIII em Portugal na cidade de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata Cristo Vivo, assinalando filetes e coágulos de sangue pelo corpo. Tais características são próprias do estilo barroco, movimento artístico da época, revelando profundo realismo em seus traços e pintura. Hoje ela é levada, em procissão, pelas ruas do grande bairro, acarretando manifestações públicas de fé e devoção.

A tradicional festividade traz, este ano, o tema “No testemunho jovem das Sagradas Escrituras, celebramos o Bom Jesus”, em sintonia com a Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit”, do Papa Francisco aos jovens e cristãos.

Veja a programação:

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).