Jubileu de Matosinhos tem início neste sábado, dia 05

A igreja celebra no dia 14 de setembro a festa da Exaltação da Santa Cruz, uma tradição iniciada por volta do ano 300, após Santa Helena encontrar o madeiro em que Jesus Cristo foi crucificado. Segundo o papa Francisco, o cristão não exalta uma cruz qualquer ou todas as cruzes. “Exalta a Cruz de Jesus Cristo, porque é nela que foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade”. Na Paróquia de Matosinhos, a data é marcada pelo ápice do Jubileu que se início neste sábado, 05, com um novenário preparatório.

Desde 1774, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos proporciona aos fiéis momentos de fé e devoção. A festa, que acontecia simultaneamente ao Jubileu do Divino Espírito Santo, ganhou dedicação exclusiva com a instalação da Paróquia, em 1960.

A tradicional festividade traz, este ano, grande parte da programação de maneira remota, devido as normas de prevenção contra o COVID-19. Celebrações de missas, live musical, procissão motorizada e lançamento de um documentário comemorativo embalam a festa deste ano que celebra, ainda, os 60 anos de instalação da Paróquia, motivo este que inspira a temática deste ano “Na Casa do Bom Jesus, Deus habita perto de nós”.

confira a programação

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).