Jubileu de Nazareno tem início nesta segunda-feira, 30

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição. De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.

Nessa data, muitas festas são realizadas em todo o país. Na região, os festejos se concentram na cidade de nazareno, 53 km de São João del-Rei. A celebração religiosa atrai os olhares dos fiéis, devotos, que sempre se fizeram romeiros da Virgem Maria.

Como bons cristãos e cuidando da dignidade e da vida humana, o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré obedecerá todas as recomendações das autoridades sanitárias competentes, limitando o número de fiéis presentes no interior das celebrações e, novamente, não acolhendo romarias para o Jubileu da padroeira, mas tendo a certeza que estará unidos em um só coração festejando a Santíssima Virgem Maria. Os que não estiverem fisicamente ou não conseguirem a ficha para participação, poderão acompanhar as transmissões ao vivo de todas as celebrações através do Facebook e YouTube da paróquia além das rádios locais.

Sobre manter esses cuidados por mais um ano, o pároco, padre Márcio Ferreira, emitiu um comunicado para toda a paróquia, direcionada aos devotos e romeiros da Virgem de Nazaré.

Nazareno, 30 de agosto de 2021.

Prezados irmãos e irmãs, coordenadores de romarias, romeiros, peregrinos e devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Salve Maria!

A Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, de Nazareno, da Diocese de São João del-Rei/MG, em sintonia com a Prefeitura Municipal de Nazareno e sua Secretaria Municipal de Saúde que, tem acompanhado com zelo e prontidão as orientações da Organização Mundial de Saúde no combate desta pandemia da Covid-19, vem comunicar a todos que neste ano de 2021, não será possível acolher os romeiros, nos dias da novena e do jubileu, evitando riscos de contágios para os mesmos e para a população de Nazareno.

Esperamos a compreensão de todos, pois é um momento novo que estamos vivendo, mas passageiro. Já estamos percebendo um cenário de muita esperança para o fim desta pandemia, mas ainda é tempo de aguardar. Todos somos sabedores do compromisso da Igreja com a vida e de como nossas atitudes são de cuidado. A Igreja é sinal do Reino de Deus, por isso queremos, através destas palavras, manifestar nossa responsabilidade e compromisso com a vida e com a saúde de todos os filhos e filhas de Deus.

Vocês poderão acompanhar desde suas casas, Igreja do Lar, as transmissões ao vivo da Novena e do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré pelo Canal do YouTube Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, pelo Facebook Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, pelas rádios de Nazareno: Rádio Local FM 99.3 (radiolocal99fm.blogspot.com.br) e Rádiocom Rosário 87.9 (radiocomrosario.com.br).

No mais, me despeço desejando a todos muita esperança e comunicando a bênção de Deus Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Pe. Márcio César Ferreira

Pároco e Reitor da Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

 

Este ano a festa abordará figuras femininas da bíblia que, assim como Maria, servem de inspiração e coragem para todo cristão. Na programação, celebrações de missas, novenário e procissão motorizada. Veja:

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).