Memorial Dom Lucas promove 10ª Semana Cultural em SJDR

Memorial Dom Lucas Moreira Neves dá início no próximo domingo, 08, a 10ª edição da Semana Cultural em homenagem ao seu patrono. Este ano serão 5 eventos, todos com entrada franca.

Com mais de 15 anos de trabalho e preservação da história, o memorial é fruto de homenagem a Dom Lucas Moreira Neves, ilustre são-joanense que carregou um legado de grande importante dentro da Igreja Católica e da sociedade civil. O local foi inaugurado em 2003 e já recebeu mais de 15 mil visitantes.

No dia 08 de setembro haverá, às 20h , a abertura da exposição “Veredas” do artista Adriano Alves. Os desenhos são composições abertas ditadas pela sensação de músicas brasileiras. Paisagens sertanejas, emoções da migração e da fé são transpostas a um papel comum em pinceladas rápidas, mas extremamente expressivas, demarcadas e emocionais. Cheios de espaços abertos eles são também uma atitude e intencionalidade da emoção, dominados por cores terrosas de fluência firme e pulsante. A paisagem se completa com o olhar. Adriano Alves é natural de São Paulo e reside em São João del-Rei desde 2017. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 13 de outubro.

Já nos dias 10 e 13 de setembro, haverá no Memorial o Concerto do Centro Musical Monsenhor Paiva – Alunos do Coral Infantil, violão, flauta doce, trombone, trompa e piano. Ambos evento estão previstos para às 20 horas.

O Centro Musical Monsenhor Paiva é uma promoção das Obras Sociais da Paróquia do Pilar e tem o apoio do Memorial Dom Lucas. Oferece a jovens e adultos aulas de canto e musicalização de forma gratuita.

No sábado, dia 14 de setembro, será a vez do Coral “Arte em Canto”, de Belo Horizonte, conduzir o concerto de música erudita. O evento está previsto para as 20 horas, na Igreja do Rosário.

A programação se encerra no domingo, dia 15 de setembro, com a Missa Solene pela alma de Dom Lucas, com a participação do Coral “Arte em Canto” de BH. A presidência da Celebração será do Padre Ramiro José Gregório, diretor do Memorial Dom Lucas. A celebração será às 9h30, na Igreja do Carmo.

O Memorial Dom Lucas Moreira Neves situa-se na Rua Getúlio Vargas, 52, no centro de São João Del Rei, em frente a Catedral do Pilar. Os horários de funcionamento são de Terça-feira a Sábado, de 10h as 17h. Aos domingos e Feriados, de 08h as 12h. A entrada é gratuita.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).