Missas e procissões marcam dia de São Sebastião na diocese

É impressionante a devoção que um soldado do império romano do século III pode ter ainda hoje no século XXI. São Sebastião é o padroeiro de várias cidades em todo o território brasileiro e arrastou milhares de devotos na última segunda-feira, 20, através de missas e procissões. Na Diocese de São João del-Rei, regiões como Santa Cruz de Minas, Ingaí, Lavras e São Sebastião da Vitória, festejaram o dia do santo.

Aclamado como padroeiro dos soldados, arqueiros e atletas, São Sebastião é muito invocado no combate às epidemias. “Nosso povo tem uma grande devoção à São Sebastião, reconhecendo que ele realmente nos livra da fome, da peste e da guerra. Sua vida é um exemplo para todo cristão. Ele nos mostra seu grande amor pela Igreja, mesmo sofrendo grandes perseguições e provações”, explica Dom José Eudes que participou das festividades em algumas paróquias da região.

“Desde muito novo aprendi a rezar, eu era pequeno e passava por inúmeras dificuldades em minha família. Dormia muitas vezes com o terço nas mãos. Lembro-me muito das festas, pois marcou a minha vida e me fez perceber a grande devoção por esse Santo Guerreiro. São Sebastião, o santo valente e destemido, que tinha a Deus sobre todas as coisas e lutou até onde pôde levando consigo a marca da fé inabalável. São Sebastião me tornou forte, me ajudou a enfrentar e a vencer vários obstáculos em minha vida. O orgulho que tenho em tê-lo como Padroeiro e ser devoto me faz a cada dia querer engrandecer e mostrar a todos como são belas as grandes obras que São Sebastião faz em nossas vidas”, explica o ingaiense, Ronaldo Costa.

Já em Santa Cruz de Minas, padre Bolivar conduziu pela primeira vez os festejos da comunidade. Animação não faltou, segundo Cléria Silva. “A festa em honra ao nosso padroeiro foi maravilhosa, muito abençoada por Deus. Agradecemos muito ao padre Bolivar que nos proporcionou momentos maravilhosos e ricos espiritualmente. Parabéns à nossa comunidade paroquial pela belíssima participação”.

Na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, a procissão em homenagem ao santo percorreu as ruas históricas de São João del-Rei. Ingaí, Macucu e Tiradentes também celebraram a data.

Sobre o Santo

São Sebastião é de Narbonne, mas sua família é de Milão. Na época em que ele viveu os cristãos estavam sendo duramente perseguidos pelo imperador romano e o seu desejo de ajudar esses irmãos na fé foi o que levou ao serviço militar. No exército era um soldado formidável e por baixo dos paramentos militares nunca deixou de lado a sua identidade de cristão, vivendo uma autêntica vida cristã. Várias vezes alentou os perseguidos pela fé a não fraquejarem nos últimos momentos.

Quando chegou a sua hora, também não deixou de lado a sua fé, mantendo-a firmemente apesar das ameaças do imperador. Um apóstata o denunciara como cristão e o Imperador ficou triste porque o considerava um ótimo soldado, mas se ele quisesse continuar sendo soldado, deveria deixar a fé em Jesus. Como não o fez, o Imperador o condenou a ser morto a flechadas.

A imagem de São Sebastião mais comum é uma que ele se encontra amarrado a um tronco de madeira, traspassado por algumas flechas, com aparência de morto. Talvez por isso muitas pessoas ainda associem que ele morreu nesse episódio, mas esse não é o final da história. Depois de alvejado, alguns amigos perceberam que ele ainda vivia e o levaram a uma senhora muito cristã, que o curou.