Nazareno acolhe mais de 65 romarias durante festa da Padroeira

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição. De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.

Nessa data, muitas festas são realizadas em todo o país. Na região, os festejos se concentram na cidade de Nazareno, 53 km de São João del-Rei. No último domingo a movimentação começou cedo e reuniu milhares de devotos durante todo o dia. Com longas filas, muitos subiram as escadarias do altar mor para beijar a imagem, fazer pedidos e agradecimentos.

Ao todo foram realizadas 9 missas durante todo o dia. Padre Fábio José Damasceno, pároco do Santuário, presidiu a primeira missa, programada para as 5 horas da manhã. Foi com muito louvor e alegria que o sacerdote acolheu o dia festivo, assim como os diversos romeiros que chegaram no tempo. Muitos, vindos em caminhada de suas cidades.

Tanta alegria emocionou Élida Cristina. A devota caminhou um longo percurso até chegar ao Santuário. “Chegar no Santuário em Romaria a pé é uma benção. A alegria do padre Fábio deixou esse momento ainda mais especial. O cansaço foi abolido neste momento. Que Nossa Senhora abençoe cada dia mais todas as pessoas que fazem esta festa cada dia mais inesquecível”, destaca.

Com mais de 65 romarias registradas, o dia maior do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré mostrou a fé e devoção do povo para com Maria, a Mãe de Jesus. Além das celebrações das missas, houve ainda atendimento de confissões e procissão. Este ano a festa tem como tema “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, em sintonia com o Mês Extraordinário da Misericórdia, proposto pelo Papa Francisco.

Percorrendo as ruas da cidade, milhares de fiéis saíram em caminhada, juntamente com o andor de Nossa Senhora. “Quando pensei que o meu filho não fosse andar, eis que ele deu seu primeiro passo no dia de Nossa Senhora. Naquele instante sabia que ele ia conseguir, pois Ela ia interceder por ele. Hoje ele está com 14 anos e nunca vou me esquecer desta data”, recorda Vanessa Canaan.

Após a chegada da procissão Dom José Eudes Campos do Nascimento presidiu a Santa Missa Festiva. Maravilhado com as manifestações de fé, o bispo diocesano de São João del-Rei falou sobre a figura de Maria na vida do cristão. A programação de domingo teve seu término com a celebração da última missa e posse da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré.

O Jubileu em Nazareno se encerra nesta segunda-feira, 09.

Fotografias: Pascom Nazareno (Bianca Kelly, Cássia Pereira, Daniela Aguiar, Francisco Siqueira, Josiédson Expedito, Joyce Resende, Rodrigo Augusto, Jessica Nascimento, Pablo Nascimento, Helder Costa, Pamella Neri, Dyovanna Paiva, João Vitor Abreu

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).