Nazareno se prepara para festejar padroeira

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição. De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.

Nessa data, muitas festas são realizadas em todo o país. Na região, os festejos se concentram na cidade de nazareno, 53 km de São João del-Rei. A celebração religiosa reúne centenas de fiéis, devotos, que se fazem romeiros da Virgem Maria. Com longas filas, muitos sobem as escadarias do altar mor para beijar a imagem, fazer pedidos e agradecimentos.

A movimentação na comunidade já teve início no início do mês de agosto, com a visitação da imagem na residencia dos moradores. Mas é com a novena, que tem início no dia 30, que a programação se intensifica.

Este ano a festa tem como tema “Maria de Nazaré, a Primeira Discípula, é modelo para os Leigos de serviço ao Reino de Deus”, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato. Veja a programação: