Novo sino é abençoado em Tiradentes

6b74705b-9528-4c53-a602-3fe465428f37Na noite da última quinta-feira, 25, durante a Celebração Eucarística das 19h, foi abençoado o novo sino que será aposto em uma das torres da Matriz de São Antônio, na histórica cidade de Tiradentes. O sino traz toda uma simbologia, pois desde os primórdios foi utilizado como principal meio de comunicação, entre a fé (Igreja) e o povo.

A Matriz, além de ser história na vida religiosa da cidade, traz consigo a beleza arquitetônica em estilo barroco e ganha, agora, um novo sino, que trará novo melodia a cada badalada.

Presidida pelo bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, a cerimônia atrai o olhar dos fiéis. Com a bênção, o novo sino será elevado à torre da Matriz e exercerá a sua função como “comunicador divino”.

 

Toque patrimônio

3f0e3159-1ed5-41c6-82f6-69b885eed3e6O toque dos sinos, em nove cidades históricas de Minas Gerais, são tombados como Patrimônio Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dentre essas cidades, São João del-Rei e Tiradentes fazem parte da lista.

O som tombado ecoa nas cidades, e as badaladas marcaram e influenciaram a vida dos moradores há centenas de anos.

Fotografias de Deivid Bonner (Pascom Tiradentes)

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).