Na noite da última quinta-feira, 25, durante a Celebração Eucarística das 19h, foi abençoado o novo sino que será aposto em uma das torres da Matriz de São Antônio, na histórica cidade de Tiradentes. O sino traz toda uma simbologia, pois desde os primórdios foi utilizado como principal meio de comunicação, entre a fé (Igreja) e o povo.
A Matriz, além de ser história na vida religiosa da cidade, traz consigo a beleza arquitetônica em estilo barroco e ganha, agora, um novo sino, que trará novo melodia a cada badalada.
Presidida pelo bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, a cerimônia atrai o olhar dos fiéis. Com a bênção, o novo sino será elevado à torre da Matriz e exercerá a sua função como “comunicador divino”.
Toque patrimônio
O toque dos sinos, em nove cidades históricas de Minas Gerais, são tombados como Patrimônio Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dentre essas cidades, São João del-Rei e Tiradentes fazem parte da lista.
O som tombado ecoa nas cidades, e as badaladas marcaram e influenciaram a vida dos moradores há centenas de anos.
Fotografias de Deivid Bonner (Pascom Tiradentes)