Orações e reflexões marcam retiro anual do clero diocesano

Encerrou na tarde dessa quinta-feira, 27, o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei. O evento, que reuniu bispos e sacerdotes contou com grandes momentos de oração e reflexão espiritual.

Realizado anualmente no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, local situado a 75 km de Belo Horizonte e à 19 km de Ouro Preto, o evento foi conduzido pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

“Foi muito rico essa participação com o nosso clero, sobretudo nessa missão de ajuda-los na reflexão proposta. Fiquei feliz de ver a participação e o envolvimento dos sacerdotes, principalmente na abordagem das homilias do Papa Francisco nas celebrações do Crisma. O retiro é sempre um bom momento para se dar uma pausa com nossa rotina e buscar ter um contato íntimo com Jesus Cristo. Podemos, assim, rezar ao longo desses dias”, destaca o bispo.

Além das pregações, a programação contou com adoração ao Santíssimo, terço, confissões, missa e laudes. Um destaque para a participação do Padre José Carlos dos Santos, mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, e membro do corpo docente da Faculdade Dom Luciano Mendes. O sacerdote da Arquidiocese de Mariana conduziu um momento de reflexão sobre a saúde mental e psicológica do presbítero.

Posse e envio

Durante o retiro, houve a posse do Vigário Geral da Diocese, padre Geraldo Magela da Silva, com a leitura da provisão canônica pelo chanceler do bispado, padre Adriano Tercio. Diante do bispo, o sacerdote professou a fé e, ajoelhado, fez seu juramento de fidelidade. O sacerdote pediu orações e foi acolhido pelos membros do Conselho Presbiteral com um abraço fraterno.

Encerrando o retiro, foi feito o envio dos padres que irão ser empossados a partir da próxima semana. “Os sacerdotes estenderam as mãos em direção aos irmãos nesta nova missão e fizemos a oração para que seja proveitoso essa nova experiência em nossa Diocese”, explica Dom José Eudes.

Oração pelos sacerdotes

Nesta sexta-feira, 28, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e também o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. A data foi estabelecida pelo Papa João Paulo II, em março de 1995, com o objetivo de promover um momento de espiritualidade e recolhimento por parte do clero e convocar os fiéis a rezarem pela santificação dos padres de todo o mundo, em especial, pelos mais próximos de sua comunidade.

“Peço que rezem pela perseverança de nossos sacerdotes para que vivam realmente a missão de estar presente na vida de nossas paróquias, assumindo o compromisso que fizeram no dia da ordenação, de servir à Igreja. Rezem pelos padres e pelo bispo também”, destaca Dom José Eudes.

Fotografias: Padre Rondineli Cristino / Assessor Diocesano de Comunicação

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).