Papa Francisco completa 83 anos nesta terça-feira, 17

Em poucos dias, o Papa Francisco viveu duas datas importantes: os 50 anos de sacerdócio no dia 13 de dezembro e agora, dia 17, seus 83 anos de vida. Bergoglio é o primeiro Papa filho do Continente Americano, o primeiro não europeu em mais de doze séculos, o primeiro Papa originário da “Companhia de Jesus” e o primeiro a chamar-se Francisco. Eleito Sucessor de Pedro em 13 de março de 2013. É o sexto aniversário como Papa.

Quem é Francisco?

Jorge Mario Bergoglio nasceu em uma família católica, em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Seus pais, Mário José Bergoglio e Regina Maria Sívori, eram imigrantes italianos.

Jorge foi batizado no dia de Natal de 1936, na Basílica Maria Auxiliadora e São Carlos, da capital argentina. Estudou no Colégio salesiano e na Escola de Educação Técnica, onde se formou como técnico em química.

Durante a sua juventude, Bergoglio foi acometido por uma enfermidade pulmonar e submetido a uma operação cirúrgica, na qual foi extirpada parte de seu pulmão.

Ingresso na Companhia de Jesus e ordenação sacerdotal

Em 11 de março de 1958, ingressou para a Companhia de Jesus e concluiu seus estudos no Seminário Jesuíta de Santiago do Chile. Durante o Curso de Teologia foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969, com quase 33 anos de idade. Partiu para a Espanha, em 1970, onde terminou seus estudos e fez sua profissão perpétua como Jesuíta.

Ao voltar à Argentina, foi mestre de noviços, professor na Faculdade de Teologia de San Miguel, consultor provincial da Companhia de Jesus e reitor do Colégio Máximo da Faculdade San José.

Arcebispo de Buenos Aires e cardinalato

Jorge Bergoglio foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires, pelo Papa João Paulo II, em 1992; depois coadjutor e, em 1998, sucessor do cardeal Antônio Quarracino, tornando-se Arcebispo de Buenos Aires. Foi criado cardeal por João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001, ocupando muitos cargos importantes na Igreja.

O cardeal Bergoglio foi presidente da Conferência Episcopal Argentina, por dois períodos consecutivos (2005-2011) e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Contudo, o cardeal Bergoglio sempre manteve um estilo de vida simples e austero: vivia em um pequeno apartamento, em vez do palácio arquiepiscopal; utilizava os transportes públicos para se locomover e fazia a sua comida; gostava de óperas, tango e futebol, sendo sócio e torcedor do time São Lourenço de Almagro.

Ao completar 75 anos, o cardeal Bergoglio apresentou sua renúncia, por limite de idade, ao Papa Bento XVI, e queria retirar-se em uma Casa para Sacerdotes idosos ou enfermos, levando uma vida de oração e de direção espiritual.

Eleição à Cátedra de Pedro

Porém, no dia 11 de fevereiro de 2013 o Papa Bento XVI renunciou ao governo da Igreja, sendo convocado um novo Conclave, durante o qual o cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito, em 13 de março de 2013, seu Sucessor, escolhendo para si o nome de Papa Francisco, em honra a São Francisco de Assis.

Hoje, com 83 anos de idade, o Papa Francisco, proveniente “quase do fim do mundo”, como ele mesmo afirmou, governa a Igreja há mais de seis anos.

Informações: www.vaticannews.va