A Santa Sé publicou nesta terça-feira, 1º de outubro, o vídeo com a intenção de oração do Papa Francisco para outubro de 2019, dedicado ao Mês Missionário Extraordinário, no qual o Pontífice lembra que “o coração da missão da Igreja é a oração”. Neste vídeo, o Santo Padre reconhece que “hoje é necessário um novo impulso na atividade missionária da Igreja para enfrentar o desafio de anunciar Jesus morto e ressuscitado”.
“Neste mês missionário extraordinário, rezemos para que o Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária para todos os batizados e enviados pela Igreja de Cristo”, pede Francisco nesta nova edição da iniciativa “o vídeo do Papa”, da Rede Mundial de Oração.
Além disso, o Pontífice explica em que consiste a “missio ad gentes” da Igreja que busca “chegar às periferias, aos ambientes humanos, aos ambientes culturais e religiosos ainda alheios ao Evangelho”.
O Mês Missionário Extraordinário foi convocado pelo Papa Francisco em 22 de outubro de 2017, após a Oração do Angelus, com o objetivo de “nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes”. A celebração também servirá para festejar o centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XV “Maximum Illud”, sobre o trabalho desenvolvido pelos missionários no mundo.
Hoje, dia que a Igreja recorda a memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões, igrejas da região iniciam as atividades celebrativas do mês temático. Na Forania Nossa Senhora do Pilar a programação tem início com uma missa festiva às 19 horas.
Já a Forania Nossa Senhora de Nazaré dará início as atividades na quarta-feira, dia 02, com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, reunindo todos os forâneos.
A data também marcará o início dos trabalhos na Forania Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, onde os padres se farão missionários, concentrando em uma determinada paróquia para atendimento de confissões, unções dos enfermos, visitas e ao final do dia Cerimônia de envio dos Coordenadores para realizarem as visitas missionárias nas casas.
No último domingo do mês, dia 27, haverá a celebração de encerramento a nível diocesano. O evento será realizado no Santuário São João Bosco, em São João del-Rei.