Paróquia de Lavras encerra mês celebrativo e reforça devoção mariana neste 20 anos de história

O mês de maio vem chegando ao fim e, consequentemente, os dias celebrativos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Lavras, que completou 20 anos de instalação. Desde o dia 01º de maio a comunidade paroquial se viu em clima de festa e pode comemorar com caminhada, festa da padroeira, plantio de 13 mudas de árvores e passeio ciclístico.

A história teve início no ano de 1958 quando os padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus atuavam na comunidade do Bairro Nova Lavras e decidiram pela construção, no bairro, ao lado de um cruzeiro, onde hoje se situa a Igreja Matriz, de uma Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, porque, naquela época, ocorria anualmente um encontro no cruzeiro, organizado pelos congadeiros, para celebração da festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Todavia, com a visitação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a esta cidade, cuja imagem percorreu o Bairro da Nova Lavras, debaixo de numerosos arcos de bambu, dirigindo-se até o cruzeiro, decidiu-se pela mudança do nome da padroeira, passando a capela a denominar-se Nossa Senhora de Fátima, em memória daquele belo acontecimento.

Passados os anos, e durante o pastoreio de Dom Waldemar Chaves de Araújo, então Bispo de São João del-Rei, surgiu a necessidade de se criar em Lavras, no ano de 2003, a quarta paróquia desta cidade, contando, hoje com 6 comunidades urbanas e 1 comunidade rural. “O mês de maio foi marcante por todos nós, por ser um mês mariano em que celebramos a nossa Padroeira Nossa Senhora de Fátima no dia 13, em memória da sua primeira aparição aos três pastorinhos, em Fátima, Portugal. Ainda mais especial, quando na mesma data celebramos os 20 anos de criação da nossa paróquia. Uma trajetória de evangelização e missão, em prol do Reino de Deus, aqui na cidade de Lavras. Nossa programação especial foi uma oportunidade de comemoração e oração por tudo que já foi construído por esta paróquia. Maria se faz presente, em cada missionário e vocacionado que entrega sua vida, em resposta ao chamado de Deus”, pontua o pároco, Padre Samuel Detomi.

A programação envolveu paroquianos de todas as idades e teve como objetivo único homenagear Nossa Senhora. “Nossa programação especial em todo mês de maio, nos deu a oportunidade de louvar nossa mãe, Maria Santíssima e dar graças pelo trabalho de evangelização nos 20 anos de história da paróquia. Maria, serva do Senhor, nos mostra o caminho de humildade e fé, para fazer a vontade de Deus em nossas vidas”, destaca.

Para encerrar o mês comeorativo, dedicado a Nossa Senhora, a Igreja celebra a festa da Visitação de Maria, deixando um grande ensinamento para todos os cristãos, como explica o sacerdote. “Assim como Maria, no episódio da Visitação à sua prima Isabel, devemos também nos levantar apressadamente e ir ao encontro de todos os que precisam da presença de Deus, em especial os pequenos e pobres. A missão na Igreja se faz urgente, frente às necessidades que o mundo moderno nos impõe. É necessário, assim como Maria, nos fazermos pequenos e humildes, correspondendo ao chamado de Deus em nossas vidas. Maria vai a nossa frente, na espiritualidade missionária de “Igreja em saída”, nos mostrando os passos de serviço e entrega a Deus”.