Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Coronel Xavier Chaves)

Padroeiro: Nossa Senhora da Conceição

Dia Maior: 08 de dezembro

Pároco: Pe. Antônio Carlos Trindade Silva

N_S_Conceio_Coroas

Breve histórico

 No início do século XVIII, primeiros habitantes erguem a Fazenda do Mosquito na margem direita do rio e a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Ribeirão do Mosquito – hoje Capela do Rosário – na margem esquerda.

A expansão do pequeno logradouro se deu no início do século XX, quando o Coronel Francisco Rodrigues Xavier Chaves, então morador do Mosquito, manda construir diversas casas no entorno da Capela, formando o que tradicionalmente os xavierenses chamam de Rua de Baixo.

Em 1911, ele fez doação do terreno para o logradouro municipal. E, ainda em 1911, cria-se o Distrito de São Francisco Xavier, instalado em junho de 1912. Em 1914, Dona Joana Batista de Mendonça Lara, viúva do Coronel (falecido em outubro de 1912), fez a doação do terreno para o patrimônio do curato, o qual foi instalado em 1918.

Em 1916 tem início a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com o Cônego Antônio Carlos Rodrigues. A inauguração foi no dia 05 de dezembro de 1920.

A Paróquia de N S da Conceição foi instalada em 1941, com o Padre Luiz André Gomes.

O município, criado em 30.12.1962 e instalado em 01.03.1963, recebeu o nome de Coronel Xavier Chaves, em homenagem ao grande benfeitor do lugar.

Festas Religiosas

A Semana Santa e a Festa da Padroeira N S da Conceição são as celebrações que têm o maior afluxo de fiéis. Outras também, tradicionais, são: a Festa de São Sebastião, a de Santo Expedito, o mês de Maio (Coroações de Nossa Senhora), a Festa de Nossa Senhora de Fátima, Corpus Christi, São Judas Tadeu e a Festa do Rosário.

 Pastorais e Movimentos

 Irmãos do Santíssimo Sacramento, Apostolado da Oração, Conferência de São Vicente de Paulo, Irmandade N S do Rosário, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Catequese Paroquial, Equipe de Liturgia, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança…

 Comunidades

  • Nossa Senhora de Lourdes – Barreiro
  • Nossa Senhora Aparecida – Água Limpa
  • Nossa Senhora da Glória – Invernada
  • Nossa Senhora das Graças – Pinheiros
  • Santa Cruz – Cachoeira
  • São Caetano – São Caetano
  • Santa Luzia – Olhos D’água
  • Santo Antônio – Sumidouro

Horário de funcionamento da secretaria

Segunda a Qui – 13h às 17:30

Sex – 13h às 17h

 Rua Padre Luiz André Gomes, 73, Coronel Xavier Chaves.

CEP 36330-000.

Telefone: (32) 3357-1439.