Paróquia de Prados realiza encontro de irmandades neste domingo, 03

A religiosidade é um dos traços fundamentais da cultura pradense e se arrasta por mais de 300 anos. Para preservar a história regional da Igreja e renovar a espiritualidade, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição promove neste domingo, 03, o Encontro das Irmandades. O evento contará com momentos de oração e formação.

Segundo a tradição local, as origens do antigo arraial de Nossa Senhora da Conceição dos Prados remontam de 1704, quando se descobriu ouro na região e se construiu um pequeno templo dedicado à Nossa Senhora. A “Cidade da Música”, como é conhecida, abriga hoje 2 igrejas históricas, sendo uma delas a Matriz, além de 8 capelas.

Com a construção da igreja surgiu também a irmandade dos leigos, responsável pela organização da celebração dos ofícios, práticas religiosas e o exercício solidário. As irmandades se consolidaram como formas de organização religiosa e social. Neste ano a Irmandade São Miguel e Almas completou 300 anos de atuação.

Segundo o pároco, padre Rondineli Cristino, realizar um encontro de oração e formação é importante para o crescimento espiritual dos membros, independente do carisma. “É o momento de dar uma parada e refletir a vivencia para continuar a trilhar a história. É renovar o espiritual e rever a participação na Igreja”, explica.

O evento contará com a presença do professor e historiador, Rafael José de Sousa, do pároco, padre Rondineli Cristino e do seminarista Luiz Alberto. O evento será encerrado com missa, às 19 horas.

Informações: pradosmg.com.br

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).