Paróquia de São José Operário (SJDR)

Forania de São João del-Rei

Padroeiro: São José

Dia maior: 1º de maio

Pároco: Pe. Vinícius Idelfonso Campos

Pároco Emérito: Mons. Juvenal Vaz Guimarães Filho

sao_jose

Breve Histórico

Dizem os escritos da década de 1930 que “o pesar de ver ali tantas almas em abandono e afastadas da prática religiosa pela sua extrema pobreza, gerou no coração católico o desejo de construir uma capelinha no bairro do Tejuco, onde há uma multidão de crianças necessitadas também da luz do Evangelho pelo ensino do catecismo” (Monsenhor Sivestre de Castro, então pároco da paróquia de Nossa Senhora do Pilar). Assim, em 1938, foi organizada uma campanha para angariar fundos para a construção da nova capela (iniciada em 1940 e concluída em 1945), que teria como padroeira Nossa Senhora da Conceição.

No entanto, com a capela ainda em obras, em 1943, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, então arcebispo de Mariana, reconheceu que vários templos da cidade de São João del-Rei eram dedicados à Mãe de Deus. Sendo assim, resolveu dedicar à construção ao Patriarca São José, esposo da Mãe de Deus, dizendo que ali, futuramente, seria uma paróquia. Em agosto do ano 1944, a capela passou a ter como titular São José.

Em primeiro de janeiro de 1952 nascia a paróquia de São José, no bairro do Tejuco, instalada oficial e canonicamente por Dom Helvécio Gomes de Oliveira. Assumiu como primeiro pároco, o pe. Osvaldo da Fonseca Torga, que já prestava serviços religiosos à capela.

Atualmente, a paróquia de São José Operário tem como pároco o Padre Vinícius Idelfonso Campos e Pároco Emérito o Mons. Juvenal Vaz Guimarães Filho. No total, seis capelas compõem a paróquia e diversas pastorais e movimentos estão em atividade.

Praça José Antônio Teixeira, s/nº, Tijuco

CEP.: 36309-350 – São João del-Rei-/MG