Paróquia de São Judas Tadeu (SJDR)

Forania de São João del-Rei

Padroeiro: São Judas Tadeu

Dia Maior: 28 de outubro

Pároco: Padre Marcos Alexandre Pereira

Igreja_de_So_Judas_Tadeu

BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE

SÃO JUDAS TADEU

No século XX, houve um grande incremento devocional ao apóstolo São Judas Tadeu aqui em São João del-Rei. Devotos do apóstolo e mártir patrocinaram a aquisição de imagens do santo e em várias igrejas e capelas da cidade ele é venerado. Sem dúvida a imagem mais antiga é a que ficava no altar de São Miguel e Almas da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, depois transferida para a então Capela do Senhor Bom Jesus do Monte.

Com a anuência do Reverendíssimo Monsenhor Almir de Rezende Aquino, então Pároco da Catedral Basílica do Pilar, iniciou-se desde então, o culto e a festa, cuja semente bem lançada, frutificou com as benções de São Judas Tadeu.

Durante muitos anos e com a assistência dos Reverendíssimos Padres Salesianos (Pe. Ivo; Pe. Jacy; Pe. Pedro; Pe. Gregório; Pe. Duarte; Pe. Déscio; Pe. Juvenal; Frei Orêncio,…) durante todos os meses no dia 28 eram celebradas concorridas Missas em honra a São Judas Tadeu. Ao findar das Santas Missas, com o apoio da organista Irene Sacramento, cantava-se o Hino de São Judas Tadeu, composição de Assis Filho, um dos vultos pioneiro da devoção ao glorioso Apóstolo.

Com a transferência para a Igreja de São Gonçalo Garcia, sob a assistência dos Frades Franciscanos a devoção a São Judas Tadeu cresceu muitíssimo diante de tantas graças alcançadas onde, cogitou-se na ocasião, a possibilidade de uma possível licença para a construção de uma Igreja própria.

No dia 24 de maio de 1981, fez-se a primeira reunião para a eleição da Mesa Diretora que tomaria a frente para a compra e as providências do terreno para a construção da primeira Igreja dedicada ao Santo Apóstolo de Cristo.

Situada no território da Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Jardim Central, em 10 de julho de 1983 foi lançada a pedra fundamental e três anos depois, a 26 de outubro de 1986, o primeiro Bispo de São João del-Rei, Dom Delfim Ribeiro Guedes, acolitado pelos Padres Franciscanos, Frei Raul e Frei Helano, ofm, consagrou a Igreja a São Judas Tadeu, sendo então transferida para ela as festas que se realizavam na Igreja de São Gonçalo Garcia, que se realiza no dia 28 de outubro, precedida de concorrido novenário e festas populares.

Em outubro de 1983 ocorre então, a primeira festa na nova Igreja de São Judas Tadeu, com a presença do Sr. Bispo Diocesano, Dom Delfim Ribeiro Guedes, e com a participação da egrégia Orquestra Lira Sanjoanense.

No dia 26 de agosto de 1984 é realizada a bênção do marco da Cruz pelo do Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Mesquita onde, a 17 de fevereiro de 1993 conclui-se a construção da gruta de pedra natural com nicho que abrigaria a imagem de São Judas Tadeu.

Entregue à Paróquia de São Francisco de Assis a Igreja de São Judas Tadeu contava com o apoio e a assistência dos Frades Franciscanos em atendimento com a celebração de uma Santa Missa semanal.

No dia 20 de dezembro de 2009 sendo Bispo Diocesano Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. Dom Waldemar Chaves de Araújo, diante das necessidades pastorais desta Comunidade e com o pedido direto do então Pároco de São Francisco de Assis, Pe. Frei Renato Alves Rodrigues, ofm, com o consentimento do Sr. Bispo Diocesano e após a aprovação do Conselho Presbiteral, foi elevada como Paróquia a Comunidade de São Judas Tadeu, sendo nomeado como 1º Pároco o Reverendíssimo Sr. Padre Claudir Possa Trindade, até então Reitor do Seminário Diocesano São Tiago (Propedêutico e Filosofia).

Como Pároco, Padre Claudir Possa Trindade encontrou como patrimônio imóvel somente uma Igreja dedicada a São Judas Tadeu, de um terreno, ao lado direito da Igreja onde também se encontra o Salão Paroquial. Como atividade pastoral, o novo Pároco encontrou em atividade o Apostolado da Oração, Pastoral do Dízimo, Grupo de Oração, 10 Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, um pequeno Grupo de Coroinhas, um grupo de Catequistas, vários fiéis que se organizavam para a manutenção, limpeza, sacristia e organização litúrgica das celebrações.

Para o atendimento dos fiéis e demais, estabeleceu-se atendimento no Salão Paroquial às quartas-feiras, quintas-feiras e sexta-feiras de 14h às 17h.

As celebrações das Santas Missas na Comunidade ficaram acertadas da seguinte forma:

As celebrações nas Comunidades são realizadas em casas oferecidas pelas famílias de cada Comunidade visitada, ficando assim definida:

Comunidade Vila Marchetti: 1º sábado – 19 horas

Comunidade Santa Clara: 2º sábado – 19 horas

Comunidade Gruta do Divino Espírito Santo: 3º sábado – 19 horas

Colinas del-Rei: 4º sábado – 19 horas.

Como pároco, Padre Claudir Possa Trindade além das várias Pastorais que estarão sendo fundadas seguindo as orientações de nosso amado Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, vê-se a necessidade da construção imediata de uma Casa Paroquial e, para um futuro próximo, a construção de um Complexo de Pastoral que abrigará todas as Pastorais, Movimentos e de um Centro para Formação Bíblica, Teológica e Pastoral dos nossos leigos.

Como o Jardim Central é situado numa parte elevada da cidade, a Igreja de São Judas Tadeu se destaca, pois apesar de simples causa boa impressão.

O interior é modesto, porém muito acolhedor, onde se veneram várias imagens de santos e santas, destacando-se sobremaneira a imagem do padroeiro e a Pia Batismal bentas no dia 25 de outubro de 2011 pelo Reverendíssimo Padre Dirceu de Oliveira Medeiros, Vigário Geral Diocesano.

Rua André Belo, 51 – Jardim Central

São João del-Rei / MG