Paróquia de São Sebastião (Ingaí)

Forania: Lavras

Padroeiros: São Sebastião e São João Batista

Dia maior: 20 de janeiro e 24 de junho

Pároco: Pe. Rodrigo Coimbra Ladeira

sao_sebastiao_ingai

Breve história

A Paróquia de São Sebastião de Ingaí foi fundada em 20 de janeiro de 1999, pelo  Excelentíssimo, Reverendíssimo bispo diocesano dom Waldemar Chaves de Araújo.
Foi a primeira Paróquia criada por dom Waldemar na diocese de São João del Rei.

Padre Waldir Henrique Mancini (hoje monsenhor) foi nomeado pároco e  padre Clayton Nogueira, o vigário. A administração da paróquia ficou a cargo  de Padre Clayton, pelo fato de o Monsenhor Waldir morar em Luminárias.

No ano de 2003, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Lavras, da qual padre Clayton se tornou pároco, quem assumiu a paróquia de Ingaí foi então padre, Janilto Geraldo de Carvalho que renunciou à batina em 2006.

Com a renuncia feita por Janilto, quem o substituiu na administração paroquial foi o padre Odair José de Carvalho, que administrou até agosto de 2006 entregando a paróquia aos cuidados de padre Renée Evilo de Castillo Orelana ,o 4º pároco da história da paróquia, e de padre Francisco Alves, o Vigário paroquial.

Em 2007 padre Renée se mudou de cidade e entregou a paróquia nas mãos de Padre Gelson que administrou até 2008, deixando em Agosto daquele ano a cidade e a igreja.Nesta mesma data, padre Francisco também deixou de ser vigário em Ingaí.

Quem assumiu foi o Padre Luis Gonzaga Rizzo que governou até 2009.Com a saída de Pe. Luiz da paróquia, Monsenhor Pedro Diniz assumiu interinamente a liderança paroquial até a posse de Padre Leandro, que aconteceu em dezembro daquele mesmo ano.

Dia 1º de maio de 2010, foi assinada na Curia diocesana de São João del-Rei a provisão oficial de pároco, que constitui Pe. Leandro como o pároco e administrador da Paróquia São Sebastião de Ingaí pelo período de 5 anos, ou até que o Bispo diocesano mande o contrário.

A paróquia tem por padroeiro principal São Sebastião, está na diocese de São João del-Rei, no município de Ingaí, sul de Minas Gerais.

Se limita com as paróquias de São Sebastião de Lavras ao Norte; NSra. do Carmo de Luminárias ao Sul; Santo Antônio de Itutinga ao Leste; São José de Itumirim à Nordeste.
E com São Bento de São Bento Abade e NSra do Carmo de Carmo da Cachoeira à oeste (as duas ultimas pertencem a diocese da Campanha).

Comunidades integrantes

– Comunidade N.S. de Fátima, na Vila Candinho;

– Comunidade N.S. de Nazaré, no Tomba;

– Comunidade N.S. Aparecida, na Bocaina;

– Comunidade N.S. Aparecida, no Campestre;

– Comunidade N.S. da Conceição, na Vista Alegre;

– Comunidade Santa Catarina de Alexandria, na Estação Férrea de Paulo Freitas;

– Comunidade Sagrada família, no Jaguará;

– Comunidade de Santo Antônio e São Geraldo, na Soca.

Mudança no nome

Orgulhosos de sua linda festa em honra a São João Batista, na qual há a famosa queima da enorme fogueira, os moradores da pequena cidade de Ingaí, sul de Minas, receberam uma boa notícia sobre o novo nome da única paróquia da cidade. É que, desde 15 de junho, um decreto diocesano assinado pelo Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart, passou a incluir o santo como co-padroeiro da comunidade, juntando-se a São Sebastião. A decisão atende a antigos anseios dos devotos de São João Batista naquela região.

Após reuniões do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), coordenadas pelo pároco Leandro Geraldo, da então denominada Paróquia de São Sebastião de Ingaí, o documento foi enviado para aprovação na Cúria, em São João del-Rei.

“Com a oficialização de nossa Paróquia de São Sebastião e São João Batista, nos dedicaremos ainda mais para festejar nossos patronos, nos dias 20 de janeiro e 24 de junho”, afirma padre Leandro Geraldo, pároco da primeira paróquia da Diocese de São João del-Rei a possuir dois padroeiros.

Mais informações no blog: http://paroquiasaosebastiaodeingai.blogspot.com

Endereço: Praça Gabriel Andrade Junqueira, s/nº.

Ingaí/MG