Paróquia do Sr. Bom Jesus do Monte (SJDR)

Forania de São João del-Rei

Padroeiro (a): Sr. Bom Jesus do Monte

Dia Maior: 1º domingo de setembro

Pároco: Pe. Geraldo Magela da Silva

senhor_montes

Histórico

A Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte, em São João del-Rei, foi criada por Decreto Episcopal em 1º de Abril de 1999 e a quase totalidade de seu território desmembrado do da Paróquia Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Foi instalada no dia 26 de novembro de 1999 como primeiro pároco, foi designado o Padre Jose Roberto Vale Silva, e segundo é o Padre Ilton de Paula Resende.

Não se conhece a autoria da imagem do Bom Jesus, por existirem documentos do início da construção da capela e bem assim de vários santos ali venerados.

No altar principal cultua a memória de Cristo Crucificado, sob a invocação do Bom Jesus do Monte; em pequenos altares laterais são venerados o mártir São Sebastião e Nossa Senhora da Piedade.

Da belíssima imagem de Nossa Senhora da Piedade, segundo estudiosos como Carlos Magno de Araújo e Edmilson Barreto Marques, ela é atribuída ao escultor Valentim Corrêa Paes (175..? – 1817). Trata-se de uma impressionante escultura de madeira em um só bloco, representando Maria Santíssima amparando ao colo seu filho após a descida da cruz. É a mesma concepção da imagem que se venerava na Capela da Piedade e Bom Despacho.

A maioria das imagens, entretanto, se deva ao escultor são-joanense Joaquim Francisco de Assis Pereira (1813-1893), que, por devoção, durante longos anos zelou e cuidou da capela, enriquecendo-a de imagens, sendo de sua lavra: São José, São Roque, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Dores.

Existiram na Igreja do Bom Jesus, quatro grandes painéis, pintura à tempera, com cenas da Paixão de Cristo, infelizmente retirados de lá e não se sabe que destino tiveram: se foram destruídos ou vendidos. Estes painéis eram também trabalho de Joaquim Francisco de Assis Pereira. Ainda de sua autoria é o tapa-vento ali existente, como os castiçais de madeira dos altares, laterais e os crucifixos de banqueta.

A singela obra de talha tanto do retábulo-mór como dos altares laterais são obras de Antônio de Assis Pereira, filho de Joaquim Francisco de Assis Pereira, que também muito cuidou da igreja.

Celebrada no 1º Domingo de setembro de cada ano. A novena preparatória é cantada pelo coral da comunidade paroquial. Cada noite é convidado um sacerdote para a celebração, e os temas de reflexão são sempre atuais, que a igreja nos propõe para o crescimento na fé.

Novidades

A partir de 1º de fevereiro do ano de 2012, passaram a pertencer a nossa paróquia mais três comunidades, sendo as três rurais. São elas: Comunidade São Gonçalo do Amarante, no Caburú; Comunidade Nossa Senhora das Graças; e Comunidade da Santíssima Trindade

Igrejas Filiais

Existem cinco igrejas filiais na paróquia. Defronte a Igreja do Bom Jesus foi construída a Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Pelo fato da Igreja Matriz do Bom Jesus ser pequena, Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, Capela da Santíssima Trinidade, Capela São Gonçalo do Amarante e Capela de Nossa Senhora das Graças, as celebrações são realizadas na Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Os horários das celebrações são: terça- sexta-feira às 19:00h. Aos domingos 07:30 e 19:00h,no segundp e no quarto domingo missa 07:30,09:00 e 19:00.

Limite Paroquial

A nossa Paroquia faz limites com as paroquias da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar(Centro),São João Bosco(Dom Bosco) e São Jose Operário(Tijuco).

Eventos Paroquiais

Semana Santa

Mes de Maria

Festa de São Tarcisio

Festa de Nossa Senhora da Saúde

Mes do Sagrado Coração de Jesus

Festa de São Gonçalo do Amarante

Festa de São Sebastião

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Festa de Nossa Senhora das Graças

Festa do Sagrado Coração de Jesus

Festa da Santíssima Trindade

Festa de Nossa Senhora da Conceição

Secretaria paroquial

A secretaria paroquial funciona de terça a sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas e sábado de 08:00 as 11:00. Endereço:Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte, Caixa Postal 67, São João del-Rei, MG.

Rua Mª Aparecida dos Anjos, 56
CEP: 36.000-200 – São João Del Rei – MG