No último domingo, 26 de junho, a comunidade das Águas Férreas realizou uma celebração em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, e em seguida uma procissão pelas ruas da comunidade. A festa marca o encerramento do mês dedicado ao Sagrado Coração.
A Celebração foi presidida pelo pároco da Paroquia São José Operário, Padre Vinicius Campos, e contou com a presença de seminaristas e membros da comunidade.
Quem também festejou o Coração de Jesus Cristo foi a Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte. Celebrado no domingo anterior, 19, a festa contou com missa, procissão, ato de desagravo e coroação.
A devoção ao Sagrado Coração tem as suas origens na devoção popular e, sem dúvida, é uma das piedades mais difundidas e mais amada pelos fiéis.
A expressão “Coração de Cristo” nos remete à totalidade de seu ser, Verbo encarnado para a salvação de toda a humanidade. Esta piedade popular tem a sua fundamentação na Sagrada Escritura. Jesus, em seu Evangelho, convida os discípulos a viverem em íntima comunhão com ele, assumindo a sua palavra como modo de vida e revelando-se um mestre “manso e humilde de coração”.
Esta expressão também nos remete ao momento da morte de Cristo, em que, do alto da cruz, por uma lança o seu Divino Coração foi transpassado, de onde jorrou sangue e água, símbolo do nascimento da Igreja e de seus sacramentos, símbolo de nossa redenção. Na água está a nossa purificação e no sangue está a nossa salvação. Neste momento a esposa de Cristo, a Igreja, lava e alveja as suas roupas no sangue do Cordeiro.