Paróquias festejam São Francisco, pai dos pobres e protetor da ecologia

Aclamado como pai dos pobres, São Francisco de Assis foi celebrado no último domingo, 04, em São João del-Rei. Freis, membros da Ordem Terceira e devotos de São Francisco puderam homenagear o santo através de missa, benção e procissão motorizada.

Segundo o pároco, frei Francisco Viana, devido a pandemia, as celebrações foram realizadas de forma simples mas que cativou a participação e presença dos seguidores de Francisco. “Dentro da simplicidade tivemos uma grande adesão das pessoas, dentro dos limites necessários. Esse ano enfatizamos muito o carisma, através dos textos e mística franciscana, relatando seus encontros até sua vivência no Monte Alverne. Acredito que conseguimos chegar a todos através dos meios de comunicação”, explica.

Quem também festejou o santo foi os moradores de Emboabas, distrito de São João del-Rei, localizado na região dos Campos das Vertentes. Um dos lugares mais antigos de Minas Gerais, surgidos logo após a descoberta do ouro pelos bandeirantes no final do século XVII, mesclou a valorização do homem do campo com a devoção popular da comunidade.

A programação também contou com missa solene e procissão motorizada. Este ano a feste teve como tema “Com São Francisco façamos a experiência da escuta da Palavra de Deus”.

Sobre o santo

Francisco Bernardone nasceu numa rica família na cidade de Assis em 1182. Alegre, jovial, simpático, era mais chegado às festas, ostentando um ar de príncipe que encantava. Mas, mesmo dado às frivolidades dos eventos sociais, manteve em toda a juventude profunda solidariedade com os pobres.

Francisco logo percebeu não ser aquela a vida que almejava. Chegou a lutar numa guerra, mas o coração o chamava à religião. Um dia, despojou-se de todos os bens, até das roupas que usava no momento, entregando-as ao pai revoltado. Passou a dedicar-se aos doentes e aos pobres. Tinha vinte e cinco anos e seu gesto marcou o cristianismo.

A partir daí viveu na mais completa miséria. Fundou em 1209 a Primeira Ordem dos frades franciscanos, fixando residência com seus jovens companheiros numa casa pobre e abandonada. Pregava a humildade total e absoluta e o amor aos pássaros e à natureza. Foi a imagem do Cristo no segundo século da igreja.

Hoje, seu exemplo muito frutificou. Fundador de diversas Ordens, seus seguidores ainda são respeitados e imitados. Franciscanos, capuchinhos, conventuais, terceiros e outros são sempre recebidos com carinho e afeto pelo povo de qualquer parte do mundo.

Morreu 04 de outubro de 1226, com quarenta e quatro anos. De todos os santos da Igreja, Francisco é certamente um dos mais amados e conhecidos. (Fonte: a12)

Fotos de: Patrick Almeida / Stela Maris / Paulo Filho