Paróquias iniciam festa à Nossa Senhora de Fátima

Fiéis católicos de todo o mundo celebraram no dia 13 de maio a festa em honra a Nossa Senhora de Fátima. A devoção a Nossa Senhora de Fátima teve origem em Fátima, uma cidade de Portugal, no ano de 1917, onde três meninos, Lucia de Jesus Santos, com 10 anos e seus primos Francisco, de 9 anos e Jacinta, de 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora. Nelas a Virgem Maria, toda de branco, pedia a oração do Santo Rosário.

Segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Lavras, Padre Samuel Detomi, “Deus se comunica conosco através de Maria e da simplicidade e pequenez das crianças. Para ele fazer maravilhas, não precisa de muita coisa, estudo, nem se quer o sacramento tinham. Nossa Senhora guiava eles para o caminho da paz. O mundo precisa de mais oração, conversão e sacrifício”.

Seja para fazer pedidos ou agradecimentos, os devotos de Nossa Senhora não poupam esforços para fazer suas orações. “Ao olharmos para a Virgem de Fátima, queremos viver seus grandes ensinamentos que ela deixou para cada um de nós, seguindo seus passos, levando e vivenciando a Palavra de Deus em todos os cantos e lugares por onde cada um de nós vamos passando. Quando olhamos a sua imagem, compreendemos a imensidão do amor de Deus presente nela. Sua pessoa e presença, são mensagem do céu para nós. Recado divino para toda a humanidade”, pontua o o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Em alguns lugares a data é antecedida por novenário e programação especial. Cidades como Lavras e Barroso, terão programação especial a partir do dia 04 de maio, com missas, novenário, orações do terço e procissões.

Em Barroso

Na cidade de Barroso, a festa se concentra no Bairro Jardim Bandeirantes e conta com programação especial a partir desta quinta-feira, 04, com temas específicos e pregadores distintos para cada dia da novena. Veja a programação:

Em Lavras

Já na cidade de Lavras as celebrações contam com um motivo a mais para se comemorar, afinal, a data marca os 20 anos de instalação da Paróquia. A histórica teve início no ano de 1958, quando então os padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus atuavam juntamente com a comunidade do Bairro Nova Lavras, decidiram pela construção, no bairro, ao lado de um cruzeiro onde hoje se situa a Igreja Matriz, de uma Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, porque, naquela época, ocorria anualmente um encontro no cruzeiro, organizado pelos congadeiros, para celebração da festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

Todavia, com a visitação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a esta cidade, cuja imagem percorreu o Bairro da Nova Lavras, debaixo de numerosos arcos de bambu, dirigindo-se até o cruzeiro, decidiu-se pela mudança do nome da padroeira, passando a capela a denominar-se Nossa Senhora de Fátima, em memória daquele belo acontecimento.

Passados os anos, e durante o pastoreio de Dom Waldemar Chaves de Araújo, então Bispo de São João del-Rei, surgiu a necessidade de se criar em Lavras, no ano de 2003, a quarta paróquia desta cidade, contando, hoje com 6 comunidades urbanas e 1 comunidade rural.

Este ano a festa tem como tema “Com Maria, chamados a servir”. Confira a programação: