Pastoral Familiar celebra Semana da Família com criatividade e eventos on-line

Dentro do Mês Vocacional, a Igreja no Brasil celebra, na segunda semana de agosto, a Semana Nacional da Família, uma mobilização de grupos e comunidades que ocorre, desde 1992, com momentos de oração, formação e reflexão. Neste ano, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs como tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).

A proposta neste ano, principalmente neste tempo de pandemia, era que a temática fosse desenvolvida e trabalhada dentro das paroquiais, diocesanas e regionais. Na Diocese de São João del-Rei a criatividade tomou conta dos integrantes da Pastoral Familiar. Encontros virtuais, lives formativas e transmissões de missas junto das famílias foram algumas das formas celebrativas.

“Foi muito positiva e rica as nossas celebrações, dentro do padrões de transmissão on-line,  com participação de várias paróquia de nossa diocese. Muitas famílias rezando terço, unidos, em casa. Tivemos celebrações com participação dos membros da pastoral familiar, carreatas, divulgação de livros. Enfim, mesmo com as limitações, acredito que foi muito bem celebrada a nossa Semana da Família”, explica a coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Cristina Sâmia.

Para estimular, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar promoveu dois momentos em âmbito nacional para abrir e fechar a Semana Nacional da Família. Um deles foi uma live com o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, juntamente com o André Parreira, sua esposa e seus filhos, responsável para trabalhar o tema da Semana Nacional da Família.

Depois da live, através de um vídeo, o casal também ressaltou a importância do vinculo familiar, princialmente, neste período atípico.