Procissões marcam Solenidade de Corpus Christi na região

A celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira, 15, contou com procissões, missas e os famosos tapetes coloridos em diversas paróquias da Diocese. Com origem no século 13, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo ocorre 60 dias depois da Páscoa. A data faz uma alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja celebra a instituição da Eucaristia, durante a última ceia de Jesus.

No centro histórico de São João del-Rei, uma missa campal tomou conta do Largo do Rosário. Presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, a celebração reuniu milhares de fiéis que, após o rito, saíram em procissão pelas ruas da cidade. Além da Paróquia do Pilar, a cerimônia contou ainda com paroquianos de São Francisco de Assis e São José Operário.

Durante a celebração, Dom Eudes falou sobre a Eucaristia e a importância para os cristãos. Segundo ele, é o sacramento é o que nos dá ânimo e forças para a caminhada do dia à dia. Acompanhe um trecho da homilia no vídeo abaixo:

“Aqui é uma missa diferente e muito importante porque estamos celebrando o corpo de Cristo. É a celebração mais importante do ano, justamente pelo que ela representa”, destaca a aposentada Maria do Rosário Silva.

Após a missa os fiéis saíram em procissão pelas ruas do centro histórico. Durante o trajeto, diversas manifestações de fé. Seja por tapetes artísticos, toalhas nas janelas, flores ou cartazes. Vera Lúcia Sintra, por exemplo, não economizou esforços para decorar sua casa para a passagem de Jesus Eucarístico. Para a decoradora de festa infantil, a emoção é muito grande. “Fico muito feliz e preparo tudo com carinho. Tudo para agradecer à Deus pelas maravilhas que recebo. Hoje é só agradecimento”, destaca a moradora.

A programação chegou ao fim na Catedral do Pilar, com a quarta benção do Santíssimo sacramento. A movimentação também aconteceu nas outras 39 paróquias. Algumas contaram ainda com tríduo eucarístico e adoração.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).