Não precisa de muito material, basta um pouco de areia e muita criatividade. Os tapetes de rua, como de costume, não ganham apenas as ruas de São João del-Rei durante a Semana Santa, mas, também, o coração da população que para e admira o trabalho. As atividades começam cedo na Sexta-Feira Santa e seguem durante toda a tarde. Um grande número de pessoas, incluindo crianças, artistas plásticos e turistas se reúnem para a confecção. Uma tradição datada de 1750 e resgatada há pouco menos de 40 anos.
Para confeccionar os tapetes Carlos Magno utiliza uma técnica peculiar de São-João del-Rei, que explora traços caricatos e desenhos de personagens nas composições. “É um trabalho nosso, bem específico de São João del-Rei. Até porque, para os detalhes, são necessários materiais bem finos, tipo as areias que encontramos na região”, explica.
Além da fina areia, extraída da Serra do Lenheiro, serragens e corantes também são utilizadas na produção. “Para esse ano vamos utilizar 300kg de areia e 400kg de serragem. A expectativa é grande e vamos trabalhar com a mesma beleza dos anos anteriores, abordando temáticas atuais da Igreja Católica, como o Ano Vocacional, e valorizando a arte sacra da nossa cidade”, explica Franklin Félix, Assessor de Eventos e Feiras da Prefeitura Municipal de São João del-Rei.
Para quem desejar participar da confecção dos tapetes, os trabalhos vão ter início às 08 horas, no Largo São Francisco. “Vamos trabalhar, novamente, de uma forma interativa, com tapetes produzidos por artistas locais e, outros, produzidos por moradores e turistas. Todos são convidados a participar com a gente”, conclui Franklin.