Mais de 70 comunicadores participaram, no último sábado, dia 05, do Encontro de Comunicação da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, realizado no prédio da Cúria Metropolitana. O evento foi voltado a jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) que atuam em paróquias, pastorais, associações e movimentos da Arquidiocese de Juiz de Fora e das dioceses de São João del-Rei e Leopoldina, além de profissionais católicos da área.
“O primeiro motivo pelo qual nós nos encontramos aqui nesta manhã é porque nós temos fé, nós acreditamos em Jesus Cristo. E se temos fé, nós vamos anunciá-Lo. É claro que precisamos das técnicas, dos meios, e a tecnologia cada vez mais vai avançando. Mas é preciso, em primeiro lugar, tomar consciência de quem nós estamos anunciando, da Verdade que nós estamos anunciando. Nós não anunciamos nenhuma ideia, nenhuma teoria, mas uma pessoa, que é o próprio Jesus Cristo. E para anunciar essa pessoa, precisamos tomar consciência da nossa vida enquanto anunciadores”, afirmou Padre Eder. “Por isso o primeiro texto que utilizei foi o do Livro do Gênesis, que fala que nós somos criados à imagem e semelhança de Deus. Para nós anunciarmos essa Boa-Nova, precisamos olhar para dentro de nós, tomarmos consciência de que somos esta imagem e transmitir Jesus Cristo não só com as palavras, mas acima de tudo, com a nossa vida”, finalizou.
Em entrevista, Padre Rafael observou a importância que a comunicação tem nos dias de hoje. “Eu penso que hoje o mundo não se define mais pela economia, e nem mesmo pela política, como muita gente pensa. O mundo hoje se define pela comunicação. Porque é o que a comunicação está fazendo com a política e com a economia que está governando o mundo. Eu penso que todos aqueles que, diante de Deus, recebem um chamado especial para atuar o campo da comunicação, qualquer que seja, na paróquia ou na profissão, estão no centro daquilo que o mundo de hoje tanto precisa: melhorar a comunicação para melhorar o mundo”.
A partir das impressões compartilhadas por participantes, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o bispo referencial para a Comunicação no Regional Leste 2 da CNBB, avaliou o encontro de forma muito positiva. “Este encontro representa um grande passo no que diz respeito à comunicação na Igreja em nossa Província Eclesiástica. Estiveram presentes pessoas de várias cidades para refletir sobre a espiritualidade do comunicador e sua responsabilidade. A avaliação que foi feita no fim do dia foi excelente. A Pascom sai crescida, sai renovada, sai reformada, sai reconstruída, eu posso dizer, dentro da nossa Província”.
“Foi bastante proveitoso entender a comunicação do Papa Francisco, que foi bem enfatizada pelo Padre Rafael, principalmente sobre a simplicidade e autenticidade. Regionalizando, trazendo para o nosso contexto, foi bastante interessante a gente saber que não precisa ser muito eloquente nem muito culto para falar com o povo. A maioria das nossas paróquias expressa essa simplicidade. Isso mostra que a gente pode trabalhar essa comunicação simples e autêntica com nossos fiéis, o que já vem dando certo com alguns dos colegas que fazem esse tipo de trabalho”, considerou Evertton Fernandes Maria, jornalista formado e integrante da Pastoral da Comunicação em Juiz de Fora.
Da Diocese de São João João del-Rei participaram 11 agentes da Pastoral da Comunicação, representando distintas regiões forâneas.
Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br