Reliquia Ex Ossibus da Beata Nhá Chica visita paróquia em Barroso neste domingo, 08

A Paróquia Sant’Ana, em Barroso, vai receber neste domingo, 08, a visita da Reliquia Ex Ossibus (dos ossos) da Beata Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica. O evento faz parte da programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida e vai contar com missas e procissão motorizada.

A programação vai ter início logo cedo com missa às 07h30. às 09h30 vai ser a chegada da relíquia da beata Nhá Chica na Igreja Matriz de Sant’Ana. Em seguida, procissão motorizada com a relíquia em direção à Igreja Ns. Sra. Aparecida, onde haverá a celebração da Santa Missa com a participação especial do Coral São José.

Segundo o pároco, padre Jorge Wilson Fonseca, este será um momento muito especial para toda a comunidade.

 

Nascida em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei, a beata foi batizada nessas terras em 1810. Desde que a sua devoção chegou na vida dos moradores de forma mais intensa, no fim do século XX, Nhá chica se tornou um motivo de alegria para o povo da sua terra natal.

Foi em Baependi que a beata viveu grande parte da sua vida e lá dedicou-se a favor dos mais pobres e necessitados e construiu a sua fama de santidade, todavia ela é um exemplo de santidade para todos que conhecem a sua história. Leiga, mulher simples, mas nada disso a impediu de dedicar a sua vida a vivência do Evangelho e de muita oração, em especial uma terna devoção a Imaculada Conceição.

Morreu em 14 de abril de 1895, em Baependi. A sua beatificação aconteceu no dia 04 de maio de 2013 e o seu processo de canonização está no Vaticano sendo analisado pela Congregação dos para as Causas do Santos.

Francisca de Paula de Jesus, a “Mãe dos Pobres” é a primeira analfabeta e filha de escrava a receber o título de beata pela Igreja Católica no Brasil.