Há 133 anos atras, em 14 de julho de 1883, num sábado, os salesianos chegaram ao Brasil, com a iniciativa de um bispo brasileiro do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda que foi pessoalmente a Turim pedir a Dom Bosco o envio dos salesianos para a sua diocese.
Eram sete sacerdotes, coordenados pelo inspetor Pe. Luís Lasagna. Em razão de um surto de febre amarela que assolava a capital fluminense, estabeleceram-se em Niterói, onde hoje funciona a primeira escola salesiana no país, o Colégio Santa Rosa.
Em São João del-Rei
Nem passados dois anos da canonização do fundador, São João Bosco, a obra foi fundada em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, onde se encontra, até hoje, a Paróquia dedicada a Dom Bosco. Talvez, a primeira no mundo.
Ao mudarem os aspirantes para o prédio novo, a Paróquia foi entregue aos Salesianos, por decreto do Arcebispo de Mariana Dom Helvécio Gomes de Oliveira, SDB, datado de 19 de março de 1946.
Com o fechamento da Faculdade e do Colégio São João, transformados na Universidade Federal de São João del Rei, a Paróquia continuou dando assistência religiosa ao povo. Nela funcionam a Obra Social Dom Bosco, o Movimento Comunitário Dom Bosco, dois Oratórios (obra social de atendimento à criança e adolescente), Centro de Salesianos Cooperadores, Damas Salesianas e Ex-alunos. Atualmente há o atendimento de 14 capelas, algumas rurais e outras urbanas.
Colaboração: Padre Roberto Carneiro