Seminário São Tiago divulga relação de paróquias para os trabalhos pastorais em 2025

O Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, divulgou a lista com as paróquias que os seminaristas irão realizar seus trabalhos pastorais em 2025. Após o recesso de fim de ano, os jovens já retomam as atividades nas respectivas comunidades paroquiais. Algumas, serão novidade, já em outras, darão continuidade aos projetos.

“Ao encerrar mais um ano, que a graça de Deus nos concedeu viver, é hora de concluir ciclos e preparar outros. Para que essa sucessão de começos e finais não se transforme em algo insipido e maçante se faz necessária a virtude da Esperança. Para que essa caminhada possa continuar sendo percorrida com sucesso é hora de vivenciar as férias e refazer as forças, através do justo descanso e da oração. E nesse espírito esperança que anuncio os locais de atuação pastoral para o próximo ano. Ensejamos que essas nomeações possam ajudar a todos no crescimento enquanto membros da Igreja, no sentimento de comunhão e participação”, pontua o Reitor do Seminário, Padre Javé Domingos da Silva.

O Seminário Diocesano está edificado na base sólida de um propósito que segue o lema: “Christum ferent”(Levarão Cristo). Este lema, que está gravado no brasão do Seminário e no coração de todos os padres e seminaristas da Diocese de São João del Rei, deve mostrar, a todo instante, aos que vivem à sombra do Seminário São Tiago, que ali encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar, Rainha dos Apóstolos, e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros e verdadeiros portadores de Cristo.

É no Seminário que tem início o processo de amadurecimento da vida espiritual de um vocacionado ao sacerdócio, por meio de uma rotina de oração individual e comunitária.

 

CONFIRA A LISTA COM OS NOMES DOS SEMINARISTAS E AS PARÓQUIAS QUE, RESPECTIVAMENTE, REALIZARÃO OS TRABALHOS PASTORAIS EM 2025:

  • Gabriel – Paróquia de São José Operário, em São João del-Rei.
  • Jeferson – Paróquia de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, em Andrelândia.
  • Jordano – Paróquia de Santo Antônio, em Tiradentes.
  • Luis Alberto – Paróquia de Santo Antônio, em Lagoa Dourada
  • Jonas – Paróquias da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e do Senhor Bom Jesus do Monte, em São João del-Rei.
  • Giovane – Paróquias de São Judas Tadeu, em São João del-Rei, e de São Francisco de Assis, no distrito sanjoanense de Emboabas.
  • Olímpio – Paróquia de Santana do Barroso, em Barroso.
  • Vinicius – Paróquias de São Sebastião, em São Sebastião da Vitória e São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Cajuru.
  • Diego Cassiano – Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa.
  • Sérgio – Paróquia de São Judas Tadeu, em Lavras.
  • Bruno – Paróquia de Santo Antônio, em Tiradentes.
  • Mário – Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei.
  • Sebastião – Paróquia de São José, em Itumirim.

 

No intuito de inserir os formandos na pastoral coletiva da nossa Diocese, os seminaristas das últimas etapas da Configuração colaborarão com as assessorias das pastorais e movimentos, sob a orientação dos padres responsáveis por cada seguimento. Para o ano de 2025 esse trabalho será assim desenvolvido:

  • Gabriel – colaboração com o Apostolado da Oração, sob a orientação do Padre Javé Domingos da Silva
  • Jordano – colaboração com a Pastoral da Comunicação, sob a orientação do Padre Rondineli Cristino.
  • Jeferson – colaboração com a Pastoral da Catequese, sob a orientação do Padre Alisson André Sacramento.
  • Luís Alberto – colaboração com a Pastoral Vocacional, sob a orientação do Padre Elissandro José Campos de Carvalho
  • Jonas – colaboração com a Setor Juventude, sob a orientação do Padre Geraldo Sérgio França.