Seminário São Tiago encerra Jubileu de Diamante com missa em Tiradentes/MG e muita emoção

O Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, realizou na manhã do último sábado, 03, o encerramento do Jubileu de Diamante da instituição. Para marcar a data, uma missa foi presida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, na pequena Igreja de São João Evangelista, na histórica cidade de Tiradentes/MG e contou, ainda, com a concessão ao Ministério de Leitor aos seminaristas Diego Adriano Ricardo e Rutiero Ruan de Carvalho, além da admissão do seminarista Jonas Maciel Assis para a etapa da Configuração e ao curso de Teologia.

O cenário não poderia ser outro. A igreja de São João Evangelista foi onde o Seminário da Diocese iniciou seus trabalhos em prol das vocações sacerdotais. Com templo repleto, a celebração foi iniciada com o objetivo de se render graças à Deus pelos 60 anos de história e trabalho em meio as vocações.

Além de Dom José Eudes, a celebração contou, também, com a presença do bispo emérito, Dom Waldermar Chaves de Araújo, assim como a participação de outros padres do clero diocesano, seminaristas, famílias, amigos e apoiadores.

“Aqui nos reunimos para render graças a Deus, celebrando a Santa Eucaristia. Temos muitos motivos para isso: a vida, a vocação, a história, o ministério. É dia de louvor e agradecimento. Com essa celebração encerramos as comemorações dos 60 anos do Seminário Diocesano São Tiago, casa que forma os presbíteros de nossa Diocese. Foi um ano de muitas celebrações que nos recordaram a importância do seminário na vida da Igreja Particular. Foi uma oportunidade para refletir sobre os nossos compromissos com esse trabalho que é de todos: bispos, formadores, clero, leigos. Foi um tempo de reativar nossas orações pelas vocações sacerdotais e impulsionar a vitalidade da Igreja. Deus seja louvado por tudo isso”, Destacou Dom José Eudes.

O momento também foi de lembranças e emoções. Com muita alegria e emoção os Padres José Bittar e Saulo Alves deram o testemunho da vivência dos primeiros momentos do Seminário, ainda em Tiradentes. Assim como o senhor Nilzio Barbosa, atual prefeito da cidade, que também partilhou sobre sua experiência de juventude, quando foi seminarista da primeira turma. “E assim irmãos e irmãs o nosso querido Seminário São Tiago vai seguindo seu caminho e cumprindo sua missão de levar o Cristo, assim como fez São Francisco Xavier.  É missão de todos nós sentir o coração arder e nos colocar à caminho. Que Deus recompense a todos que tem construído essa bela história de vocação e fé”, pontuou o bispo.

Ao final da celebração, a surpresa, quando Dom José Eudes entregou ao Pároco da Paróquia de Santo Antônio, Padre Álisson André Sacramento, o Decreto da Penitenciaria Apostólica, concedendo o título de Jubileu, à Solenidade da Santíssima Trindade, realizada anualmente, em seu Santuário, em Tiradentes. O documento, escrito em latim, será traduzido e divulgado.

admissão e concessão aos seminaristas

Durante a celebração, com orientação dos reitores do Seminário São Tiago, Padre Javé Domingos da Silva e Padre Elissandro José Campos de Carvalho, os seminaristas Diego Adriano Ricardo e Rutiero Ruan de Carvalho receberam a concessão ao Ministério de Leitor. Assim como foi concedida, também, a admissão do seminarista Jonas Maciel Assis para a etapa da Configuração e ao curso de Teologia.

O Ministério de Leitor, no contexto da formação sacerdotal, é um importante passo para a caminhada vocacional, afinal, ela aponta para a proximidade da conclusão do período de formação e introduz o seminarista, já no contexto da celebração, de uma forma mais ativa e próxima.

“Estou muito grato por ter sido instituído neste ministério justamente na igreja de São João Evangelista, em Tiradentes, que funcionou como capela do seminário da primeira turma de seminaristas de nossa Diocese. Além disso é sempre gratificante dar passos na vocação. Pelo Leitorato que recebi, sou chamado ao serviço específico da leitura da Palavra de Deus dentro das celebrações litúrgicas e contribuir na instrução para a frutuosa recepção dos sacramentos. É importante considerar que a recepção deste ministério é um sinal da ministerialidade da própria Igreja e ao cumpri-lo o fazemos em nome e como sinal da Igreja que é chamada a servir. Por isso só tenho a agradecer, tudo é dom e graça de Deus”, destaca Rutiero .

Sentimento similar o de Diego que define a concessão como um momento de alegria e de responsabilidade. “Alegria por mais uma etapa concluída na caminhada e responsabilidade por anunciar com verdade e por palavras o Ministério recebido. Que a Palavra de Deus possa iluminar e conduzir-me em meu discernimento vocacional.

Já a etapa da Configuração e ao curso de Teologia tem o objetivo de formar o candidato ao sacerdócio enquanto pessoa, discípulo e pastor-missionário. Nesse percurso, cada um faz um profundo processo de discernimento e amadurecimento acerca de sua vida e vocação, sendo provocado a configurar-se a Jesus Cristo, o Bom Pastor.

“A caminhada de nossa vida é marcada por passos importantes que determinam o modo como vamos conduzir a nossa vida. Discernimento é a palavra que define o percurso vocacional no seminário. Eu fui admitido no curso de Teologia e isso me propicia reconhecer que estou dando esses passos de discernimento cada vez mais firmes e certos ao encontro da Vontade de Deus para mim. Essa nova etapa que assumo é fundamentada pela configuração a Cristo, pois devo me tornar um outro Cristo – razão de minha existência”, definiu Jonas.

O jovem ainda acrescentou: “Sinto-me feliz por poder continuar minha caminhada vocacional, agora no curso de Teologia, e espero corresponder aos anseios de nossa Igreja, dedicando-me ao serviço do Reino e no anúncio da Palavra de Deus”.

Fotos: Willian Carvalho