Você já pensou em ser padre?

Em um mundo cada vez mais tomado pelo individualismo, desenvolver o desprendimento pessoal em prol do bem coletivo se mostra uma atitude louvável. A Vocação Sacerdotal destaca este grande “sim” em resposta ao convite de Deus. Um chamado sem requisitos.

São necessários anos de estudo para ser ordenado padre. Geralmente, quem quer virar padre precisa frequentar um seminário e estudar Filosofia e Teologia. A rotina de um sacerdote é muito diferente do dia a dia das profissões mais conhecidas. Além de trilhar a caminhada é preciso sentir um chamado vocacional.

Se ouvir a história pessoal de cada padre, a maioria, certamente vai relatar que o despertar, o discernimento e finalmente a opção realizada se constitui, realmente, através de um convite divino. O padre é um homem ligado ao sagrado. Munido pelo poder recebido no sacramento da Ordem, ele torna-se ministro e servidor das coisas que se referem a Deus para o bem das pessoas. É a expressão de uma convocação particular para uma missão específica a serviço do Povo de Deus. A vocação presbiteral não é mérito pessoal, mas escolha do Senhor: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu é que vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto” (Jo 15,16).

Se você jovem já sentiu uma inquietação com relação a sua vocação, saiba que é importante você buscar um acompanhamento vocacional. Segundo padre Elissandro Carvalho, Reitor do Seminário Propedêutico São Tiago, em São João del-Rei, o encontro vocacional “é uma oportunidade para muitos dos nossos jovens compreenderem melhor o chamado de Deus em suas vidas e servir com um incentivo para multiplicarem as vocações sacerdotais em nossa Diocese”.

Os interessados devem procurar o pároco e ser engajado nos trabalhos pastorais da comunidade. Para mais informações, visite as redes sociais do Seminário Diocesano, @seminariosaotiagosjdr.