Seminaristas participam de formação sobre o novo Diretório da Catequese

Na tarde da última segunda-feira, 05, foi promovido um encontro de formação com a aplicação do novo Diretório da Catequese aos seminaristas da Diocese de São João del-Rei, refletindo sobre a formação catequética dos candidatos às ordens sacras. O encontro teve como conferencista a catequista Marlene Maria Silva, da cidade de Santa Rita de Caldas/MG e contou com a participação do bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, do reitor do seminário, Padre Javé Domingos, e do Assessor Diocesano da Catequese, Padre Jorge Wilson.

Lançado no primeiro semestre de 2020, o novo Diretório da Catequese se apresenta como um documento importante a ser estudado por aqueles que estão se preparando para o ministério ordenado.

Marlene é professora do Irpac e participa da Comissão de IVC de Adultos, da Equipe de coordenação da Revista Ecoando/Paulus e da Comissão de Catequese do Regional Leste 2 da CNBB. Segundo Marlene, como primeiro catequista da comunidade, o sacerdote deve se empenhar na catequização dos fiéis, cuidar do vínculo catequese-liturgia-caridade, conscientizar que toda a comunidade é catequizadora e valorizar e discernir as vocações dos catequistas que nascem na paróquia.

“Tais disposições devem ser forjadas no coração dos candidatos ao sacerdócio já no período da formação, pois quanto maior a instrução e a paixão pelo anúncio e pela catequese por parte dos ministros ordenados, maior será o apoio e a qualidade do ministério da catequese nas comunidades”, explica.

Em sua missão, a catequese apresenta três polos que constituem a sua essência: a Palavra de Deus, a fé e a Igreja. Marlene destacou que o novo Diretório insiste nesses três pontos, que formam uma espécie de carteira de identidade da catequese. “A resposta a esse anúncio será a fé, que, por fim, se expressará na Igreja e no seguimento a Jesus na comunidade. É ajudar a fecundar a Palavra no coração das pessoas, fazendo-as sair de uma vida estéril para uma vida repleta de sentido e de significado”, destaca a catequista.

Como modo prático de vivenciar a formação catequética no caminho da formação presbiteral, os seminaristas foram chamados a dar apoio e incentivo a catequese, nas respectivas paróquias onde realizam os estágios pastorais. “À luz do Diretório, nesse contexto, podemos vivenciar um critério basilar da formação chamado de docibilitas, que é uma abertura à graça, às pessoas e à vida que ajuda o seminarista aprender a aprender”, concluiu o seminarista Jeferson Coimbra, diante da nova missão.

O encontro se encerrou com um momento de partilha e de comentários acerca do conteúdo comunicado.

Colaboração: seminarista Jeferson Djalma Coimbra

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).