Seminaristas participam de Retiro Espiritual em tempo de Quaresma

O tempo quaresmal, caminho de preparação para a Festa da Páscoa, é momento de renovar o coração para celebrar o grande Mistério da morte e ressurreição de Jesus. Neste percurso, os retiros quaresmais são opções de interiorização, contemplação e oração que favorecem o processo de conversão.

Foi com este objetivo que o Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, realizou neste final de semana um Retiro Espiritual com os seminaristas. O evento contou com a presença do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do nascimento, e foi ministrado por padre Afrânio Vieira de Almeida, da Arquidiocese de Mariana.

O Retiro teve início na sexta-feira, 19, e contou com celebrações de missas, orações, partilhas e reflexões. “Foi uma oportunidade proporcionada por Deus para que pudéssemos nos retirar e meditar sobre nossa vida e vocação. Foi também uma oportunidade para desenvolvermos nosso Projeto de Vida”, explicou o seminarista Jonas Maciel.

O retiro teve inspiração inaciana, ou seja, inspirado na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola e contou ainda, na programação, com Vigília Noturna durante toda a madrugada. Os seminaristas puderam elaborar um Projeto de Vida e vivenciar momentos de penitencia e confissão.

Segundo o seminarista Jordano Paulo, o momento do retiro foi propício para estar em silêncio na escuta da palavra de Deus. “Foi um tempo de escuta e oração”, pontuou o jovem. “Esse retiro foi uma oportunidade de, através do silêncio interior e exterior, apurar o nosso ouvido para a escutar os anseios de Deus,” acrescentou o seminarista Luís Alberto.

A programação teve seu término na noite de domingo, 21, com missa e celebração de envio.

Fotos: Seminário São Tiago

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).