Tiradentes promove festa a Santa Cecília e celebra os 160 anos da Orquestra e Banda Ramalho

A Igreja celebra no dia 22 de novembro a memória de Santa Cecília, Patrona da Música Sacra e dos Músicos. Além da festividade realizada em São João del-Rei, na Catedral do Pilar, a paróquia Santo Antônio, em Tiradentes, promove a partir da quinta-feira, dia 19, o tríduo preparatório em honra a santa, com Santa Missa às 19h e orações.

A música é fundamental no aprofundamento da oração e no processo de evangelização, como explica o pároco, padre Alisson Sacramento. “Já dizia Santo Agostinho que cantar é rezar duas vezes e podemos contatar isso que o louvor a Deus através da música, do canto, não somente é uma forma solene, mas uma expressão de todo nosso ser. A música nos inspira a louvar a Deus”.

Além de festejar a santa a programação conta ainda com a celebração dos 160 anos da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho. Fundada em 1860 o grupo conta com aproximadamente 65 músicos dentre adultos e crianças na composição atual e oferece aulas gratuitas de canto e instrumento para pessoas nas várias faixa etária.

“Aqui em Tiradentes temos a tradição musical, este ano de modo especial com a celebração dos 160 anos da Banda e Orquestra Ramalho, infelizmente não será da forma que havíamos pensado, mas faremos este momento de louvor a Deus pedindo a intercessão de Santa Cecília para que os músicos possam se dedicar cada vez mais a esta arte tão sublime e importante para nossas celebrações”, explica o sacerdote.

A programação conta com missas e orações. No domingo, 22, haverá Missa festiva às 19h, Te Deum e apresentação da Banda de Música, no adro da Matriz. As celebrações serão abrilhantadas pela Orquestra e Banda Ramalho.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).