Bispo preside missa pelo 25º Dia da Vida Consagrada

No dia 2 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, a Igreja também celebra o 25º Dia Mundial da Vida Consagrada. Uma data que deve ser festejada, por sua história e importância. Este ano, o tema a ser refletido é A Vida Consagrada no coração da Igreja: testemunhas de uma certeza.

Por ocasião do jubileu de prata e no intuito de diminuir o distanciamento provocado pela pandemia de covid-19, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, presidiu a celebração da Santa Missa restrita a um pequeno grupo de religiosos consagrados, representantes das congregações presentes na Diocese, visto que os cuidados com a saúde precisam ser redobrados.

Durante a celebração, transmitida ao vivo pelas mídias sociais, o bispo falou da presença dos religiosos na Diocese e a importância dos diversos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos.

Segundo o coordenador do núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) da Diocese, Frei Arlaton Luiz, o Dia Mundial da Vida Religiosa Consagrada foi estabelecido pelo Papa João Paulo II para ser “uma recordação à toda Igreja da identidade e da missão de todo aquele e aquela que entregam suas vidas a Deus sumamente amado e ao seu Reino. Daí sua importância de ser celebrada no dia da Festa da Apresentação do Senhor. Como Cristo os consagrados se doam totalmente nas mãos de Deus para serem instrumentos de seu amor no mundo”.

Na Diocese de São João del-Rei, atualmente, se encontram 10 congregações presentes nos trabalhos pastorais e sociais nas comunidades. São eles: Franciscanos, Carmelitas da Divina Providência, Carmelitas Contemplativas, Irmãs de Nossa Senhora da Piedade, Filhas de São Camilo de Lellis (Camilianas), Irmãs Mercedárias da Caridade, Frades Franciscanos Conventuais, padres Salesianos, Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

A celebração também contou com Benção das Velas e marcou, ainda, a comemoração do segundo ano de Dom José Eudes a frente da Diocese de São João del-Rei. “Nesses dois anos a frente da Diocese quero renovar esse compromisso de continuar vivendo meu lema episcopal de ser Servo no Amor, vivendo a fidelidade e dedicação ao Senhor Jesus. Reconheço minhas limitações e dificuldades, mas estou aqui para servir”, destacou o bispo.

Confira a transmissão da missa (na íntegra)

https://www.youtube.com/watch?v=gk07Jmq2E40