“Via Lucis” da juventude será neste sábado, 06, em São João del-Rei

A Via Lucis ou Caminho da Luz é uma devoção que pode complementar a do Via Crúcis, em que se percorrem os momentos mais importantes da Paixão e Morte de Cristo. Na Via Lucis, percorrem-se catorze estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição até Pentecostes. Na Diocese de São João del-Rei o rito, habitualmente pascal, é celebrado todos os anos pelo Setor Diocesano de Juventude. Um momento de unidade entre carismas.

Considerado como a Jornada Diocesana da Juventude, em comunhão com a Pastoral Juvenil Nacional (CNBB), o evento, realizado no próximo sábado, 06, recorda o caminho da luz desde a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo até a vinda do Espírito Santo e busca celebrar a Páscoa, fazendo a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida.

“O tempo da Páscoa é tempo de graça. A igreja, na sua pedagógica, possibilita alonga o período da pascoa para a gente compreender a presença de Deus, não física, mas de Cristo na Eucaristia, presente em nós, e testemunharmos a sua ressurreição. Realizar a Via Lucis é uma oportunidade de reunir a juventude para refletir e testemunhar a ação de Cristo na comunidade”, pontua Padre Geraldo Sérgio França, Assessor do Setor Diocesano de Juventude.

Uma grande oportunidade para os jovens cristãos, como explica a coordenadora do Setor Diocesano de Juventude, Mariana Santos. “Vivemos a Semana Santa relembrando os passos que levaram Jesus à morte de na Cruz. Agora é a hora de viver a alegria da Ressurreição com a Via Lucis, para que Cristo renove nos corações dos jovens de nossa Diocese a sede de seguir o caminho da Luz. É importante que a juventude celebre Páscoa este momento tão especial para a fé cristã. Os jovens já se mobilizam para esse evento e é bonito ver a união dos grupos da Diocese e a alegria em celebrar a Páscoa, em ser jovem católico. O Senhor nos convida a acender as nossas luzes, e colocarmos a caminho clareando a escuridão de outros jovens. Esperamos que a Via Lucis neste ano possa ser um momento de renovação da fé e da alegria em Cristo para os jovens de nossa Diocese. Estamos organizando um evento bem iluminado, animado e que proponha reflexões quanto a nossa vocação e missão”, explica Mariana”.

A concentração vai acontecer as 17 horas, no Largo do Rosário, iniciando em frente à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e seguindo para a Igreja Matriz de São Judas Tadeu. No trajeto, paradas de reflexão sobre as estações da via sacra da Ressurreição de Cristo, com muita animação, oração e música. O evento terá seu desfecho com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O pedido é que os jovens participantes, vistam camiseta branca, simbolizando a unidade da juventude, e levem velas para o evento.