Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar (SJDR)

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Forania de São João del-Rei

Padroeiro: Nossa Senhora do Pilar

Dia maior: 12 de Outubro

Pároco: Pe. Geraldo Magela da Silva

Vigários: Pe. Javé Domingos

nossa_senhora_pilarHistórico

Apesar de constantes e rigorosas pesquisas, não se sabe ao certo a data de fundação da Paróquia. Supõe-se que isso tenha ocorrido por volta do ano de 1700. Sabe-se, no entanto, que a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar foi construída em 1721 por iniciativa da Irmandade Santíssimo Sacramento.

Nasceu como Igreja de Nossa Senhora do Pilar em substituição a igreja “velha”, que ficava fora do centro da vila e havia sido incendiada durante a Guerra dos Emboabas. Somente em 1960, quando foi instalada a Diocese de São João del-Rei, a igreja foi elevada a catedral recebendo, em 1965, o título de basílica. Hoje, fazem parte da Paróquia as igrejas do Carmo, do Rosário e das Mercês, além da Capela de Santo Antônio e do Hospital Nossa Senhora das Mercês.

A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar é responsável pelo surgimento, ainda no século XVIII, de diversas irmandades são-joanenses, quatro das quais ainda sedia: a do Santíssimo Sacramento, São Miguel e Almas, Senhor dos Passos e Nossa Senhora da Boa Morte. Para o  Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, pároco da Catedral, “uma paróquia em movimento e que mantém a sua tradição. E nós não podemos perder uma riqueza desta”, diz. Atuam como vigários paroquiais da Catedral, o pe. Ramiro José Gregório e o pe. Geraldo Magela.

Além das atividades religiosas, a paróquia também realiza atividades de utilidade pública, como as Obras Sociais do Pilar, iniciadas em 1959. Aproximadamente 150 pessoas financeiramente carentes da cidade de São João del-Rei são cadastradas e recebem assistência, como cestas básicas, remédios, roupas e calçados. “A paróquia é quem providencia tudo, contando também com doações de pessoas da comunidade”, conta Aluisio José Viegas, “multifunções” na paróquia, como ele mesmo brinca.

Dentro das Obras Sociais também são realizadas outras atividades, como por exemplo, a Escola Doméstica do Pilar, o Clube de Mães e o Centro Infantil Dona Risoleta Tolentino Neves, que além de alfabetização, também oferece atendimento médico, odontológico e psicológico. E as obras não vão parar por aí. Está em fase de construção uma Farmácia Fitoterápica, que produzirá medicamentos para serem vendidos a preços populares. “Esses remédios já são produzidos e tem dado certo. Por isso é necessário uma ampliação”, afirma Aluisio. Um trabalho que ao longo de 54 anos, desde sua ordenação, o Mons. Paiva ajudou a construir. “Eu tenho muito carinho por tudo. Eu nasci aqui e como filho da cidade me sinto bem em fazer algo por esse povo, além do sacerdócio que me traz a obrigação de servir”, conclui.

Conheça um  pouco mais da história de devoção a Nossa Senhora do Pilar

Rua Monsenhor Gustavo, 61 – Centro