Paróquia da Imaculada Conceição (SJDR)

Forania de São João del-Rei

Padroeiro (a) – Imaculada Conceição

Festa – 08 de Dezembro

Pároco: Pe. Antônio Claret Albino

Matriz_da_Imaculada_Conceio_-_SJDR

Breve História

No ano de 1928, nossa comunidade da Várzea do Marçal, hoje Colônia do Marçal, pertencia à Paróquia de Santo Antônio, de Tiradentes. O Pároco, Pe. José Bernardino, atendendo o pedido dos moradores da Colônia, autorizou a construção de um cruzeiro onde os moradores se reuniam para fazer suas orações. Aprenderam com um confrade vicentino de nome Carlos Campos a rezarem o terço e assim as quartas e domingos se reuniam sempre as 19horas. O Cruzeiro foi inaugurado no dia 3 de maio de 1928, dia de Santa Cruz. Houve missa e bênção, e a partir de então todos os meses havia missa.

Em Janeiro de 1930, aproveitando a vinda do Pároco José Bernardino, os Srs. Américo Deodoro Brighenti, Augusto Galli, Severino Giarola e Irineu Alves solicitaram ao bondoso pároco a construção de uma Capela, cuja Padroeira fosse a Imaculada Conceição. Assim em 1935 com muita alegria e festa a capela foi abençoada.

Em 1936 com a criação da Paróquia de D. Bosco, nossa Capela ficou sob a direção do Pe. Tortorielo. Até que a diocese entregou a Paróquia de São João Bosco aos cuidados da Congregação Salesiana, o que possibilitou termos missas todos os 2º e 4º domingos e na 1ª sexta-feira do mês. Lembramos com eterna saudade e gratidão os Padres que freqüentemente passaram por nossa comunidade: Pe. França, Pe. José, Pe. Duarte, Pe. Francisco, Pe. Henrique e Pe. Gruen.

Em 1960 foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos quando passamos a pertencê-la. Nossa capelinha já não comportava o número de fiéis não só do Marçal como do Giarola, Águas Santas, César de Pina e Vila Santa Cruz. Então o Pe. Jacinto Louvato Filho deu a idéia de construir uma capela maior. Em agosto de 1964 durante a missa ele apresentou ao povo à planta de uma nova igreja. Nossa comunidade crescia e por isto a necessidade de uma igreja maior e futuramente uma paróquia.

Em 1995 o Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Mesquita criou a Paróquia de São Sebastião, em Santa Cruz de Minas. Nesse mesmo ano passamos a pertencê-la, sob a direção do Pe. João Rodrigues de Paula. No ano 1987, Pe. Claudir Possa Trindade deu prosseguimento às obras de nossa Capela. E em 1997, Pe. Antônio Claret Albino tornou-se pároco de São Sebastião e concluindo a Casa Paroquial, na Colônia do Marçal.

E em 21 de Abril de 2001, Dom Waldemar Chaves de Araújo atendendo aos anseios da comunidade da Colônia do Marçal, criou a Paróquia da Imaculada Conceição sob a direção do Pároco Pe. Antônio Claret Albino, um incansável trabalhador, homem santo de Deus, amado por todos seus paroquianos e filho querido de Nossa Senhora.

Rua Luiz Giarola, 1015, Colônia do Marçal
CEP: 36.302-260 São João Del Rei – MG