Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França (Resende Costa)

Forania de Prados

Padroeira: Nossa Senhora da Penha de França

Dia Maior: 1º de setembro

Pároco: Pe. Plinio Ataíde da Silva Almeida

Resende_Costa_2013Histórico

Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que apareceu à Simão Vela no norte da Espanha, numa serra chamada Penha de França. Lá, sua festa é comemorada no dia 8 de abril, em São Paulo ocorre a cada 8 de setembro, e em Resende Costa, onde é padroeira , comemora-se no dia 1° de setembro.A imagem comum do título é a do viajante a cavalo, atacado por uma cobra e salvo por um jacaré (versão brasileira do lagarto). Nesta vê-se Nossa Senhora da Penha com o Menino Jesus no braço esquerdo e a mão direita estendida segurando às vezes um cetro. Esta representação da Virgem Maria é geralmente em pinturas, pois as esculturas mostram somente Maria com o Menino ao colo.

Não se sabe ao certo quando os moradores da região deram início às festividades dedicadas à padroeira. O fato é que a devoção chegou ao Brasil sob a influência dos colonizadores portugueses e, em Resende Costa, mais tarde, por volta de 1749, quando foi erguida a primeira capela dedicada a N. Sª. da Penha de França.

A pedido de João Francisco Malta, a primitiva capela foi erguida por provisão de 12 de dezembro do já referido ano. Em 14 de julho de 1832, por decreto imperial, a capela foi elevada a curato e, em 03 de abril de 1840, a freguesia (Paróquia), tendo como primeiro vigário o Pe. Joaquim Carlos de Resende Alvim, neto do inconfidente José de Resende Costa Pai.

A fim de ampliar a capela, já pequena para abrigar a população crescente, por volta de 1900 foi erguido um novo templo, edificado todo em pedra e que, anos mais tarde, na década de 1930, seria novamente reestruturado.

O então pároco, Pe. Geraldo Antônio soares, à frente da Paróquia de N. Sª. da Penha de França desde 10 de dezembro de 2004, destaca os aspectos artísticos e históricos contidos na matriz como verdadeiros patrimônios da cidade. A atual construção preserva um estilo único, que mescla elementos barrocos e neogóticos presentes em objetos como o lustre central, imagens e oratórios; heranças das antigas edificações. Seu altar-mor, também pertencente às primeiras construções, foi arquitetado segundo os moldes barrocos, provavelmente no final do século XVIII, e é uma cópia do altar da igreja do Rosário, em Tiradentes, o que se deve ao fato de a Paróquia ter pertencido a esta cidade.

Além da matriz, a Paróquia de N. Sª. da Penha de França reúne cinco cruzeiros, a igreja de N. Sª. do Rosário e as igrejas filiais (capelas) de N. Sª. Aparecida, N. Sª. de Fátima, Santo Antônio, São Judas e N. Sª. da Conceição; todas na área urbana de Resende Costa. Na zona rural, outras 13 comunidades também compõem a Paróquia. Há, ainda, 27 associações, movimentos e pastorais.

Praça Cônego Cardoso, 61

Cep.: 36340-000    Resende Costa/MG