Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Lavras)

Forania: Lavras

Padroeira: Nossa Senhora de Fátima

Dia maior: 13 de maio

Administrador Paroquial: Pe. Samuel Detomi

paroquia_sra_Fatima_lavras

Breve histórico

No ano de 1958, quando então os padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus atuavam juntamente com a comunidade do Bairro Nova Lavras, decidiram pela construção, no bairro, ao lado de um cruzeiro onde hoje se situa a Igreja Matriz, de uma Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, porque, naquela época, ocorria anualmente um encontro no cruzeiro, organizado pelos congadeiros, para celebração da festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

Todavia, com a visitação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a esta cidade, cuja imagem percorreu o Bairro da Nova Lavras, debaixo de numerosos arcos de bambu, dirigindo-se até o cruzeiro, decidiu-se pela mudança do nome da padroeira, passando a capela a denominar-se Nossa Senhora de Fátima, em memória daquele belo acontecimento. A comunidade de Nossa Senhora de Fátima, vinculada à Matriz de Sant’Ana, era atendida pelos padres do Seminário Dehonista de Lavras (SCJ), sendo que, segundo relatos dos paroquianos desta comunidade, um dos grandes sacerdotes que trabalhou a fé, a unidade, além de plantar nesta comunidade obras para o seu crescimento espiritual e social, como a ampliação da antiga Capela de Nossa Senhora de Fátima, foi o estimado Padre José Napoleão, que hoje atua junto ao Seminário de Corupá, no norte de Santa Catarina.

Ressalte-se que algumas vocações para o sacerdócio nasceram da fé e do amor do povo desta comunidade para com a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo: Padre Marcos Alexandre (pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Pe. Ademir (SCJ), e Pe. Otir, sacerdotes que hoje servem à igreja e que tiveram sua iniciação religiosa nesta comunidade.

Passados os anos, e durante o pastoreio de Dom Waldemar, então Bispo de São João del-Rei, surgiu a necessidade de se criar em Lavras, no ano de 2003, aquarta paróquia desta cidade: A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Lavras, sendo nomeado como seu pároco nosso querido Padre Clayton Nogueira, cujo trabalho pauta-se, visivelmente, na acolhida aos paroquianos e na partilha, tanto espiritual, como material, para com os mais necessitados. Para tanto, conta com o apoio das diversas pastorais e dos ministérios.

Atualmente, estão vinculadas à Paróquia Nossa Senhora de Fátima as seguintes comunidades: na zona urbana, a comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe (bairro Pitangui), de Santa Rita de Cássia (bairro Vale do Sol) e da Sagrada Família (bairro Vila Rica); na zona rural, as comunidades de São José Operário (comunidade dos Pimentas),
Santa Rosa de Lima (comunidade dos Rosas), São João Batista (comunidade do Maranhão), Nossa Senhora Aparecida (comunidade dos Formigas) e Nossa Senhora das Graças (comunidade dos Taboões).

Que Nossa Senhora de Fátima, nossa mãezinha intercessora, olhe pelo seu povo, especialmente pelos seus queridos afilhados desta Paróquia, para que esta cresça na fé e santidade.

Rua Dr. Silvio Modesto de Souza, 240, Nova Lavras

CEP: 37.200-000 – Lavras – MG