Paróquia de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação (Andrelândia)

Forania de Andrelândia

Padroeira: Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação

Dia maior: 15 de Agosto

Pároco: Pe. Domingos Sávio da Silva

Nova_matriz_de_Andrelndia

Breve histórico

O início da paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação coincide com a fundação da cidade de Andrelândia, em 1749, quando o fazendeiro André da Silveira, residente da localidade chamada Turvo Grande e Pequeno, enviou ao Bispo de Mariana um pedido de autorização para erigir uma capela. Com permissão concedida, a capela, então pertencente à freguesia de Aiuruóca (MG), foi construída e declarada em perfeito estado para celebração de missas e demais atos litúrgicos, sob invocação de Nossa Senhora do Porto do Turvo, hoje, Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação.

Tanto no Brasil quanto na Europa, existem paróquias cuja titular é Nossa Senhora do Porto. Pelo que se sabe, no entanto, a única cidade a invocar a padroeira pelo título inédito de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação é Andrelândia. “A nossa padroeira chegou ao lugar em função da devoção de alguém e veio por vontade daqueles primeiros habitantes da cidade”, afirma o  Pe. Domingos Sávio da Silva, pároco da Paróquia há 15 anos.

Já desmembrada de Aiuruóca, a paróquia de Andrelândia pertenceu à Diocese de Juiz de Fora, instalada em 1924, até a criação da Diocese de São João del-Rei, em 1960. Foi quando a Paróquia passou a fazer parte da nova diocese, tornado-se sede da forania de Andrelândia.

Hoje, a Paróquia de N.S. do Porto da Eterna Salvação, além da igreja matriz, conta com outras três igrejas filiais, 12 comunidades urbanas e 17 comunidades rurais, visitadas pelo pároco a cada dois meses. As atividades paroquiais estão sob responsabilidade das10 pastorais e dos cinco movimentos.

Endereço

Av.  Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, 367 – Centro

CEP.: 37300-000  Andrelândia/MG 

Tel.: (35) 3325-1586