Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Barroso)

Forania de Prados

Padroeira: Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Dia Maior: 13 de maio

Pároco: Pe. João Rodrigues de Paula

nossa_senhora_fatima_barroso

Breve histórico

 A transformação social da cidade de Barroso foi um dos principais fatores responsáveis pelo desmembramento da Paróquia de Sant’Ana, a primeira da cidade. A decisão foi tomada a fim de garantir melhor prestação de serviço à população em constante crescimento, e resultou na criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O decreto assinado em 13 de maio de 1999 pelo bispo diocesano Dom Waldemar Chaves de Araújo deu origem à Paróquia que hoje atende grande número de fiéis.

Sua história, ainda bastante recente, é marcada pela preocupação com o conforto e com as necessidades espirituais da comunidade e de seus visitantes. Há cerca de cinco anos, seu espaço foi reformado, com alterações arquitetônicas que tornaram o local ainda mais artístico e belo. E as mudanças foram além da matriz: a casa paroquial, o escritório e a sala de reuniões receberam atenção especial, sendo também reformados.

Segundo o Pe. João Rodrigues de Paula, à frente da Paróquia desde sua criação, outra importante característica é a consonância das atividades desenvolvidas com a realidade das pessoas. “Na festa da padroeira, por exemplo, procuramos sempre propor uma reflexão sobre algum tema atual. Queremos que as celebrações englobem um conteúdo que ajude a vivência religiosa e espiritual do nosso povo”, destaca.

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima reúne hoje, além da matriz, outras três igrejas, um salão comunitário e um espaço de atendimento na área rural. Diferentes Pastorais e Movimentos também têm presença expressiva na Paróquia.

Endereço

Av. Rio Grande do Sul, 460 ap 106  Cx Postal 4

Cep.: 36212-000   Barroso/MG

Tel.: (32) 3351-1420