Quando a saúde está ameaçada

Estamos passando por ameaças a saúde nossa, e de nossos familiares, e que somente pela informação e prevenção poderemos diminuir essa ameaça. Falo de Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidos por um mosquito que é o Aedes aegypti.

O tratamento da dengue, chikungunya e zika é praticamente o mesmo. Recomenda-se  nos três casos, permanecer em repouso e beber bastante líquido. Ajuda médica para prescrever a medicação.  Alguns medicamentos são indicados para dor, mas não se deve fazer uso de ácido acetilsalicílico, (perigo de hemorragias). E principalmente, não facilitar criadouros do mosquito, observando quintais, água parada, vasos de flores e etc.

Mas também estamos com um perigo entre nós que é a Gripe H1N1, que está também como ameaça em nosso meio.

O tratamento para a gripe H1N1 deve ser realizado após orientações médicas. Não se deve automedicar. Com a confirmação da doença, o paciente irá tratar com medicamentos passados pelo médico e também com os cuidados básicos para evitar o contágio, como o uso de máscaras até a cura da doença.

A vacinação é aplicada anualmente em todo o Brasil, a vacina é gratuita.

Como prevenir a H1N1

  • Lavar sempre as mãos com água e sabão e ainda passar o álcool em gel.
  • Sempre que for tossir ou espirrar usar lenço descartável para cobrir a boca e nariz, ou usar o cotovelo para cobrir a boca.
  • Evitar o contato com doentes, para não correr o risco de contágio.
  • Se tocou em objetos coletivos, como corrimão, não colocar as mãos nos olhos, boca ou nariz.
  • Objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados, como copos e talheres.
  • Havendo os sintomas, não deixe de procurar um médico.

É necessário estar atentos aos sintomas e as maneiras de transmissão de cada doença, e agir com muita responsabilidade, para não afetar e ameaçar a saúde de todos nós.

FAIXA-ARTIGOS-DOM-CÉLIO-1024x318

 

COMPARTILHAR