10ª Caminhada Diocesana do Terço dos Homens movimenta domingo em Matosinhos

Homens de toda a região se reuniram na tarde de domingo, 07, para a 10ª Caminhada Diocesana do Terço dos Homens. O evento, que aconteceu na paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, contou com recitação do terço, teatro, missa e benção, além de uma prática solidária com arrecadação de alimentos não perecíveis para a Pastoral Social.

Segundo o coordenador diocesano do Terço dos Homens, Geraldo Cesar Santiago, a realização desse evento incentiva não só a presença do homem na Igreja mas toda a família. “Esse evento é anual e é importante para homenagear a mãe de Jesus Cristo e resgatar as famílias através da oração e da pratica da caridade além de resgatar pessoas do vício do álcool e das drogas. Temos muitos meio em ajudar inclusive dentro da igreja”, explica.

A celebração contou com a presença do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, além de representantes do movimento de todas as regiões forâneas. O evento terá início na comunidade Santa Teresinha e seguindo em caminhada rumo ao santuário do Senhor Bom Jesus. No trajeto houve encenações dos Mistérios Gozosos promovida pelos integrantes da Juventude Missionária.

Na chegada, Dom Eudes presidiu a Santa Missa e destacou a presença do movimento no contexto da Diocese. “A grande importância do Terço dos Homens é perceber os homens reunindo procurando vivenciar o exemplo de maria em suas vidas. Peço que incentivem os trabalhos de missão e evangelização, levando a Boa nova do evangelho a todos”, destaca Dom Eudes.

José Antônio Filho é de Itutinga e não economizou esforços para participar do evento. Segundo ele o trabalho é um forma de agradecimento à Deus. “Quando adoeci falei que iria começar a participar do terço e estou até hoje”, explica. Saulo Braga é de Nazareno e também participou do evento. Para ele o trabalho refletiu em seu convívio familiar. “A gente aproxima mais da nossa família e de Deus, principalmente.

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.

Fotografias de Fabiola Ribeiro

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).