11º Domingo do Tempo Comum

(Mc 4,26-34)

O REINO DE DEUS É COMO UM GRÃO DE MOSTARDA 

No 11º domingo do Tempo comum lemos o evangelho de Marcos no qual Jesus conta a Parábola da semente. Jesus utiliza da elementos da vida cotidiana do povo para dar um ensinamento a respeito do Reino de Deus.

Temos no evangelho duas parábolas. A primeira parábola (vv. 26-29) diz que a tarefa do agricultor é apenas semear. Note que a história não faz qualquer referencia às outras ações do agricultor como: arar a terra, regar, tirar as tiriricas, etc.. O evangelista quer nos dizer com isto que “a semente tem vida própria, isto é, tem o potencial de germinar, de se tornar planta e frutificar. Igualmente o Evangelho semeado no coração das pessoas tem o potencial de tocar o coração, converter e transformar aquele que ouve em discípulo comprometido com Cristo.” Desta maneira, São Marcos nos ensina que o Reino de Deus (a semente) é uma iniciativa divina: é Deus quem atua no silêncio da noite, no tumulto do dia ou na turbulência da história para que o Reino aconteça; e nenhum obstáculo poderá impedir o avanço do Reino.

A segunda parábola trata do grão de mostarda (vv. 30-32). O evangelista coloca em destaque a diferença existente entre a pequenez da semente e a grandeza da árvore. A comparação serve para dizer que a semente do Reino semeada por Jesus pode parecer uma coisa pequena e insignificante, mas está destinada a atingir todos os cantos do mundo, encarnando em cada pessoa, em cada povo, em cada sociedade, em cada cultura.

Com essa comparação, Jesus faz aos discípulos um convite à esperança e à confiança de que o Reino de Deus, uma vez semeado, frutificará com certeza.